segunda-feira, 14 de abril de 2008

14) Nem só de SEGA, Nintendo, Microsoft e Sony viveu o mundo dos games - Os consoles não tão conhecidos

Quem diria que estaria completando quatro meses de blog, hein? ;)

Uma coisa que vêm se tornando constante nesse blog é eu dizer que "os videogames possuem uma história". Aliás, esse foi o principal motivo da elaboração desse blog. Talvez muitos de vocês (já estou começando a imaginar que alguém lê essa joça...;) ) não saibam, mas a indústria dos games, e, principalmente, a indústria de hardware (consoles) não vive ou viveu apenas de Sony, Microsoft, Nintendo e SEGA (que, como todo mundo sabe, não produz mais games). E, durante a minha pesquisa para dados para aminha série Nintendo X SEGA, encontrei vários dados sobre outras empresas que se aventuraram na produção de consoles, inclusive com vários deles tendo um relativo sucesso, além de terem sido inovadores 9ou você acha que o primeiro console portátil foi o Gameboy? Ou que a primeira incursão da MIcrosoft no mundo dos games foi com o XBOX?). Achei isso bastante interessante e resolvi juntar essa informações para esse post. A maioria desses consoles não deu as caras por aqui, mas até de desfrutamos e muito de alguns. Sendo assim, vocês (claro, estou supondo que alguém lê isso...) conhecerão agora os outros consoles não tão conhecidos, masque fazem parte da história dessa indústria que tanto amamos:

  • Ralph Baer ajuda a criar o primeiro videogame da história
Foi graças a esse simpático alemão aqui embaixo que todos nós podemos desfrutar dessa maravilha tecnológica:


Esse senhor, nascido em 1922 e que fugiu da Alemanha Oriental no início da Segunda Guerra para os EUA (com medo de Hitler), foi quem, em 1966, já trabalhando para a Sander Associates, teve a brilhante idéia de criar uma máquina que rodasse jogos eletrônicos através da TV, que fosse acessível financeiramente para todos e que pudesse ser utilizada por qualquer um. Sim, estamos falando do videogame!!!
Munido dessa idéia, e de uma ajuda providencial de amigos da Sander Associates, ele apresentou em 1968 o primeiro protótipo, o Brown Box, que rodava jogos de futebol, voleibol e até de tiro (inclusive tinha uma espingarda de células fotoelétricas utilizada no jogo e que pode ser considerada como o primeiro acessório para um videogame) :

Raph Baer apresentou a seu propótipo para várias empresas. A Magnavox (braço holandesa da Phillips) percebeu o potencial da criação, e, em 1972, nasceu o primeiro videogame comercializável,o Odyssey (ou, se quiserem o nome completo, Magnavox Odyssey 100):

Só para se ter uma idéia das diferenças entre os ocnsoles atuais e o pioneiro, de 36 anos atrás, aqui vão alguns dados:
  • O console vinha com placas de circuito externas (que na verdade eram jumpers gigantes), que continham os jogos. Apesar dosistema totalmente rudimentar, muitos o consideram o primeiro videogame programável da história.
  • As imagens eram totalmente rudimentares. Para se ter uma idéia, acessórios como cartas e dados eram necessários para algusn jogos, e até mesmo os placares tinham que ser anotados;
  • Na época, para proporcionar um maior realismo, eram utilizados cartões plásticos em frente a tela da TV (caso o gamer da época quisesse mais realismo ao jogar tênis, bastava ter um cartão verde que simulava a grama;
Hoje em dia pode parecer uma coisa totalmente ultrapassada e bizarra, mas não podemos esquecer que toda grande história possui um começo, certo. E esse foi o começo dos videogames! Infelizmente o sucesso do console não durou muito, já que a tecnologia empregada já era considerada obsoleta para aépoca. Foi preciso a ação de um outro visionário para a indústria dar a sua primeira guinada...

  • Nolan Bushnell cria a primeira gigante da história dos games.
Responda rápido: O que o nome ATARI te faz lembrar? O quê? Você não conhece a ATARI??? Pois fique sabendo que ela foi a primeira gigante dos games. E a ATARI nasceu graças a esse simpático moço aqui embaixo:


Foi ele que, em 1972, fundou a ATARI, juntamente com o seu amigo Ted Dabney. Aliás, ATARI (que, para quem não sabe, é a palavra que o jogador dizia quando encurralava o oponente no jogo de origem japonesa GO) não era a primeira opção. Eles queriam dar o nome de "Syzygy"!!!!! E, o mais incrível (para não dizer, absurdo): uma empresa de consultoria já tinha registrado esse nome!!!! Depois de escolhido o nome, a empresa começou a traalhar no desenvolvimento de jogos, e, em 1972, nascia o PONG!, jogo plagiado ( para não dizer copiado) do Table Tennis, do Odyssey, e que se tornou um sucesso imediato. Aproveitando o sucesso do jogo, dois anos depois eles lançariam o PONG! em versão doméstica, que também foi um sucesso de vvendas e incentivou outras empresar a fazerem os seus clones do PONG!:

E, mais do que isso: foi graças a Nolan que, em 1977 (portnato, três anos depois), tivemos o primeiro lançamento de um videogame aqui no Brasil: o Telejogo, que nada mais é do que uma variaçaõ do PONG! Infelizmente ele não teve tanto sucesso por aqui,mas já faz parte da história.

Não bastasse ter iniciado de vez a jogatina caseira no mundo, Nolan Bushnell ainda fez muito mais: também em 1977, a ATARI, já comprada pela Warner Communications, lança um videogame que, acreido eu, mutiso jogadores natigos se lembram com felicidade e saudade. Sim, estou falando do videogame honônimo da empresa, o Atari 2600, que foi o rei no final da década de 70/início da década de 80:

Caso você seja novo demais para lembrar dele, pergunte ao seu pai, ao seu tio, ao seu irmão mais velho, ou a qualquer pessoa com 30 anos. Se ela não falar do ATARI com emoção contida e com uma solitária lágrima de felicidade descendo do rosto, será por quê ele nunca teve um quando criança. Pois ele foi o sonho de consumo de todos os brasileiros daquela época, e afoi determinante para a popularização dos videogamens pelo mundo. Portanto, agradeçam a esses dois pioneiros por vocês poderem desfrutar dessas maravilhas modernas do entreterimento!!!

  • O primeiro portátil da história.
Lembra da afirmação entre parênteses que fiz no começo do post? Posi agora vamos começar a desmentir algumas "flasa-verdades". O primeiro videogame portátil da história não foi o Game Boy. Foi o Microvision, fabricado pela Milton Bradley:


Como se pode ver pela foto, a arquitetura básica para os portáteis atuais (e os que vieram depois dele) foram mantidas desde então: baterias, cartuchos, tela de cristal líquido, botões no próprio aparelho. A diferença é que o poder gráfico dessa "maravilha"não era dos melhores, pois todos os chips gráficos se encontravam nos imensor cartuchos (além disso, utilizava-se dos mesmos cartões do Odyssey para dar maior realismo aos jogos), e apenas 10 jogos foram lançados. Sendo assim, ele não é nem um pouco lembrado, mas faz parte da história como o primeiro videogame portátil. E isso em 1979!!

  • Quem diria, a Mattel também já fez videogames.
O reinado do ATARI foi absoluto durante dois anos. Até que uma fabricante de brinquedos estadunidense resolveu abnocanhar uma fatia desse mercado promissor. Assim, em 1980, é lançado o Intelvision, uma máquina que era bem mais potente que o ATARI e vinha com os mesmos lançamentos. Tudo para destronar a gigante do topo da indústria dos games:

Entretanto, como nem sempre potência garante uma vitória, o Intelvision tinha um grande calcanhar de Aquiles: o seu estranho e frágil controle, que também era bem menos preciso que o clássico do ATARI. Mesmo assim, o console se mostrou páreo para rivalizar durante algum tempo com a grande concorrente, e vendeu 3 milhões de consoles só nos EUA. Mas, como tudo que é bom dura pouco, em 1984 o videogame foi descontinuado, graças ao crash dos videogames (que já foi comentado em posts anteriores).

  • 1982 - Uma empresa de couro reina absoluto nesse ano e inaugura a terceira geração de consoles
Mesmo a chegada do Inelvision não foi suficiente para acabar com o reinado da ATARI no mercado. Sendo assim, uma empresa que produzia couro, a Conneticui Leather Company (ou Coleco, para os íntimos), resolveu entrar na disputa, e em 1982, lança no mercado o Colecovision, o primeiro de 8-bits da história, e consegue a proeza de desbancar o ATARI da liderança de vendas de consoles:


Parte desse sucesso pode-se creditar a um designer de jogos japonês que, depois de alguns anos, seria uma das peças-chave da Nintendo. O nome dele? Shigeru Miyamoto! Sim, ele mesmo!! O criador de Zelda, Mario e tantos outros foi também o criador do jogo "Donkey Kong", em 1981, que foi sucesso instantâneo nos fliperamas de todo o mundo. E um dos jogos que vinham no Colecovision era justamente a conversão do Arcade desse jogo. Nem precisa falar que foi sucesso imediato. Aliás, essa foi a primeira aparição do Mario nos games, ainda com o nome de Jumpman.


Mas esse não foi o único jogo de sucesso do Colecovision: inúmeros jogos que se tornaram clássicos tiveram a sua primeira versão lá. Só para citar alguns: Decatlhon (o percursor do simulador de esportes olímpicos "Track and Field"); Choplifter (o clássico jogo de resgate com helicópteros); Montezuma's Revenge (talvez o primeiro jogo clássico de aventura/ação); Star Wars - The Arcade Gem (o primeiro jogo baseado na franquia); Zaxxon (um shooter muito bom com gráficos pseudo-3D) e Artartic Adventure (onde aparece o pinguim que mais tarde viria a ser o mascote do MSX, que falaremos mais a frente). Só uma coisa parou o sucesso do COlecovison (como, aliás, todos os videogames): o tão famigerado crash de 1984. Com isso, o Colecovision terminou o seu reinado, mas ficou para sempre na memória de muitos gamers da época.

  • 1983 - Quem disse que Bill Gates só entrou no mercado dos games recentemente??
Antes de mais nada, olhem bem para essa foto e reparem no terceiro da esquerda para a direita:

Reconheceram? Sim, é ele! O ex-manda-chuva mor da Microsoft (e que agora vive doando o seu dinheiro para campanhas de caridade - tudo bem, não vai fazer falta para ele mesmo...;) ), Bill Gates. Aqui desmintimos outra "meia-verdade": a primeira entrada da MIcrosoft no mundo dos games foi em 1983, quando a Microsoft e a Ascii firmaram um acordo para a criação do MSX, um padrão aberto que pode ser definido como "o mais console de todos os computadores". A idéia era fazer um computador simples, eficiente e barato, para concorrer com os da IBM, líder no mercado na época. Qualquer empresa poderia fabricar o MSX, desde que atendesse ás especificações de hardware (processador Z-80, chip de som AY-3-8910da General Instruments, Placa de vídeo Texas Instruments de 16 kb de memória, entre outras traquitanas..). Com isso, o MSX possuía inúmeras vantagens em relação a sua concorrente (menor preço, conexão com a TV, infinidade de softwares desevolvidos para ele, etc.)



Inúmeras empresas como a Philips, Hitachi, Sony (tão vendo? Ela já está nesse ramo há muito tempo também...), Yamaha, Panasonic, Toshiba, Pioneer, NEC, entre outras, entraram nessa onda, mas é uma outra empresa que Bill Gates deve o sucesso do MSX (e que praticamente surgiu junto com ela): a Konami, que produziu vários dos seus melhores jogos e franquias no MSX. Basta dizer que a série "Castalvania" nasceu no MSX, com o nome de "Vampire Killer". Isso sem falar de Gradius, Yie Ar Kung Fu (joguei muito isso quando criança no NES :) ), King's Valley, Knight Lore, Metal Gear e tantos outros jogos maravilhosos, que fizeram com que o computador-console fosse um grande sucesso, com seguidores até hoje..

  • 1987 - Uma empresa japonesa de 24 bilhões de dólares cria um dos consoles mais charmosos existentes.
A NEC, uma gigante japonesa dos compoonentes eletrôonicos, já tinha marcado timidamente a sua entrada no mundo dos games como uma das associadas do padrão MSX, citado anteriormente. Três anos depois, com a experiência adquirida, ela resolve investir ainda mais e criar um console prórpio. Assim, em Outubro de 1987, nascia o PC Engine, um console de 8-bits poderosíssimo, que continha um chip gráfico de 16-bits. Dois anos depois, foi lançado a sua versão americana, chamado de Turbographx-16:




O console não fez tanto sucesso nas terras do Tio Sam (provávelmente pela péssima campanha de marketing feita por lá, além da presença do Genesis/Mega Drive no mesmo ano). Entretanto, foi no Japão que o consle teve sucesso absoluto, chegando a ficar na frente do NES na época. Boa parte desse sucesso deve-se a grande parceria entre a NEC e a Hudson, criadora dos personagens Bonk e Bomberman. Caso a Nintendo não tivesse o contrato de exclusividade entre as softhouses na época, a coisa podertia ter ficado ainda mais feia...
Mas o grande mérito do PC-Engine/Turbographx-16 (além dos seus simpaticos cartuchos em formato de cartão de crédito) foi ter sido o primeiro videogame a permitir jogos em CD, antes do Sega CD. Isso graças ao Turbo CD, periférico criado pela NEC para esse fim. Mas tarde, a NEC criou o PC Engine Duo/ Turbo Duo, que era nada mais do que um híbrido entre o PC Engine /Turbographx-16 e o drive de CD, com uma expansãode memória de 128 kb para tirar o melhor proveito dos jogos em CD.



O resultado? Clássicos aponeses instantâneos como a série de RPG's Ys, Exile: Wicked Phenomenon e Castlevania: Drácula X (para aqueles que não o conhecem, é só lembrar do começo do Castlevania: Symphony of the Night, do PSOne - os gráficos eram praticamente iguais...), consolidando ainda mais o seu sucesso no Japão. Pena que essa maravilha não chegou aqui no Brasil...

  • 1990 - Lançado o console mais "hardcore" e "arcade" da história
Em 1989, a SNK, uma empresa japonesa de jogos eletrônicos, resolve alçar voôs mais altos no ramo, e lança a placa mais poderosa para arcades na época: a MVS, capaz de colocar até 65000 cores simultâneas, 4 planos de "parallax" (planos de fundo com movimentação) simultâneos horizontalmente, além de permitir a troca imediata de jogos por meio de cartuchos. Era (ainda é) a oitava maravilha do mundo para jogos 2D:



Com o sucesso da sua placa, a SNK então resolve levar a fundo o slogan que a maioria das produtoras de consoles utilizavam para promover as suas criações: "Tenha um arcade/fliperama na sua casa". E lançou o console mais "arcade" da história, o Neo Geo, que era nada mais nada menos que a sua famosa placa MVS "protegida" por um invólucro no formato de um console e com um controle tipo "arcade".


O Neo Geo virou imediatamente o sonho de todo gamer (eu incluído - e ainda sonho até hoje com um...). A sua tela inicial, com os dizeres "NEOGEO MAX 330 MEGA PRO-GEAR SPEC" e "THE 100 MEGA SHOCK" impressionavam e amedrontavam qualquer um que teve a oportunidade de desfrutar dessa maravilha tecnológica (espanto esse demonstrado das mais variadas maneiras, desde perdas completas de fala até pessoas acometidas repentinamente da "Síndrome de Tourette"...). E, para a maioria, ficou só no sonho mesmo: um dos grandes entraves para a sua popularização foi justamente o seu preço, proibitivo se comparado com os seus concorrentes àépoca: SNES e Mega Drive. Só para se ter uma idéia, compare os preços de cada um dos três videogames no seu lançamento:

  1. Mega Drive - U$$ 199,00
  2. SNES - U$$ 199,00
  3. Neo Geo - U$$ 600,00 !!!
Comparando os preços, não tinha como o Neo Geo se popularizar (apesar dos seus jogos e gráficos serem arrebatadores até hoje) era realmente um "videogame para rico", ou ainda "apenas para jogar nas locadoras" (sendo que nem todas tinham, e as que tinham possuíam apenas um ou, no máximo, dois exemplares, contra váris de SNES e Mega Drive). A SNK, vendo que esse preço altamente proibito estava prejudicando as vendas do seu console tratou de lançar o "sucessor", o Neo Geo CD, que era nada mais do que o Neo Geo antigo, com um rive de CD-ROM 1x, e com mais memoria RAM.

Infelizmente essa mudança acabou vindo tarde demais. Com a mudança de paragima dos jogos, que transitavam para o mundo em três dimensões, o Neo Geo acaou sucumbindo frente ao Playstation e ao Saturn. A falta de uma variedade maior de jogos também contribuiu para a sua queda. para completar, a SNK entrou em falência em 2000, deixando muitos jogadores órfãos desse verdadeiro "arcade" doméstico.

  • 1993 - Surge um conglomerado que cria o primeiro console 32-bits da história
Trip Hawkings, o homem que mandava e desmandava na Eletronic Arts (mais conhecida como EA), teve, em 1992, uma grande idéia que, na sua visão, revolucionaria a indústria de jogos: a criação de um padrão único,tal qual o criado pela JVC para os videocassetes, onde qualquer empresa poderia fabricar o console, desde que seja respeitado as configurações-padrão e que se pagasse um royalite para cada console vendido. Nascia então a 3DO Companhy, uma joint venture entre a EA, Matsushita, AT & T, Time Warner, MCA, Kleiner Perkins Claufield & Bierd e New Technologies Group (NTG). Com o grupo formado, foi feito o logotipo da mega-empresa e lançado, em setembro de 1993, o primeiro modelo, o REAL FZ-1, feito pela Panasonic:


A proposta é de que ele não seria apenas um console, mas um centro de entreterimento e de utilidades para toda a família, através do lançamento de softwares educativos e adultos, além, é claro, dos jogos. Tanto é que, antes do lançamento do console, foi anunciado que 700 softhouses licenciadas estavam com o console.


O poderio gráfico do console assustou a concorrência, já que, em 1993, ainda não tinha sido lançado os seus concorrentes diretos, o Sega Saturn e o Playstation. Assim, mesmo com o preço proibito de U$$ 700,00, o REAL FZ-1 teve um relativo sucesso nas primeiras semanas de lançamento. Entretanto, o alto preço fez com que as vendas diminuissem, fazendo com que o console não daquirisse a base instalada desejada. Com isso, as softhouses foram pouco a pouco desistindo do apoio, e, no final das contas, apenas cerca de 50 ficaram com o sistema nos seus primeiros meses. Assim, sobraram apenas a própria EA, junto com a Capcom e a Cristal Dynamics, o que não foi suficiente para fazer o console decolar. Ainda foram lançadas outras versões do console, feitas por outras indústrias como a Goldship, a Sanyo e a Samsung, mas o estrago já tinha sido feito, além da chegada dos concorrentes da mesma "geração", provocando, assim, a destruição do sonho de Trip Hawkings.




Bom, por enquanto é só. Existem ainda vários "videogames desconhecidos" que não foram citados por aqui por falta de espaço. Sendo assim, fica aqui uma dica de um site de onde saíram boa parte dos dados contidos por aqui (e também os posts sobre a guerra Nintendo X SEGA), que trata exatamente da história dos videogames desde a sua criação até o Dreamcast. Aproveitem e
cliquem aqui.


Até a próxima e bons games a todos!!!!




Nenhum comentário: