sábado, 13 de setembro de 2008

26) Os 10 momentos mais catárticos da minha vida gamística - Parte 1

Depois de um pequeno recesso, eis que o bom filho a casa (re)torna.

Bom, a indústria dos games é relativamente nova, mas só a partir da década de 80 que ela começou a se estabeleceu no mercado. Sendo que só a partir de meados da década de 90 que ela começou a ser considerada um setor tão importante quanto, por exemplo, ao cinema. Isso em virtude, principalmente, aos  avanços tecnológicos aliados as mentes criativas dos designers de gamers, que fizeram essa indústria ser o que ela é atualmente. E, nessas duas décadas de jogatina, muitos momentos catárticos foram proporcionados por essas máquinas maravilhosas. Momentos em que você simplesmente fala: "UHU!!!! Consegui!!!! (juntamente com palavrões, gritos inteligíveis e outras onomatopéias difíceis de descrever", ou ainda momentos tão emocionantes que você só consegue dizer:"Ca..ra...lho...". Bom, esse post será especial, com a primeira parte dos meus 10 momentos de catarse da minha história gamística.

Bom, vamos a eles:

10) O início da minha vida gamística

Claro que nesse top 10 não poderia deixar de citar o meu início da vida gamística.  Meados da década de 80 (1987 ou 1988, não lembro tão bem do ano), eis que os meus pais me comprar um Super Charger (um dos "clones legalizados" da Nintendo que circulavam no Brasil na época), com o jogo Top Gun.  A alegria foi tão grande que fiquei esperando ansiosamente o meu irmão instalar o videogame só para jogar incessantemente durante anos (ouvindo reclamações do meus pais quando eles queriam assistir o telejornal ou a novela). 

Pena que não tenho esse momento gravado, mas, muito provávelmente, minha reação foi semelhante a essa:



9) Enfrentar Ruby Weapon em FFVII

Não podemos falar de momentos mais WTF da história gamística sem mencionar FFVII (e esse jogo ainda será mencionado mais  adiante). Um dos chefes mais casca-grossa em jogos de RPG's que já enfrentei. Claro que agora, com a internet mostrando 2376892690568903659 maneiras de se enfrentar o Ruby Weapopn, e 148070923406948795 combinações de matérias que trucidam qualquer adversário em 2 segundos, parece muito fácil. Mas naquela época, em que eu jogava FF num PSOne do meu amigo (e sem detonados), era simplesmente FODA!!!



Só para você ter uma idéia da dificuldade de se enfrentá-lo, a melhor tática para você derrotá-lo era começar com dois dos seus personagens princiapis MORTOS. Ou seja, somente o Cloud (e com o seu Limit Breaker 4.1 ativado) deveria estar vivo no início da batalha. De resto, veja s 19 minutos de vídeo aí em cima e tire as suas conclusões...

8) Samus Aran era uma MULHER!!!

Outro momento clássico dos games. Qualquer um atualmente com mais de ...2 semanas no mundo dos games sabe dessa história, mas quando joguei Super Metroid no meu SNES (sim, conheci a pirata interplanetária no seu terceiro jogo) eu não sabia. E qual não foi a supresa ao presenciar na minha primeira morte no jogo que por trás daquela armadura amarela tinha uma MULHER! Mesmo naquela época não era tão comum termos como personagens principais de games mulheres (ainda mais se retirarmos da lista os RPG's e os games de luta). E pensar que esse foi o início da minha paixão platônica por essa obra-prima do mundo dos games.




7) Momento "Eu sou mais foda que o pessoal da revista"!!

Esse momento é engraçado. Estamos no ano de 199X, e vou a locadora onde costumava alugar os games de SNES (bons tempos...). Eis que me deparo com o mais novo jogo baseado nos personagens de HQ, Marvel Super Heroes. Pois bem, me interessei por ele e resolvi levar para a tradicional jogatina de final de semana. Gostei bastante do jogo, tanto que acabei zerando-o já naquele final de semana. Entreguei a fita a locadora no dia marcado e retomei a rotina da semana (aguardando ansiosamente mais um Final de semana para mais jogatina...).

Pois bem, chega o final do mês e, como sempre, as revistas de games lannçam as suas publicações do mês. Dou uma olhada na Ação Games da época e eis que me deparo com a seguinte reportagem: Extra! Detonado de "Marvel Super Heroes"!!! Em primeira mão temos o primeiro detonado desse jogo que acabou de ser lançado por aqui!".

Fiquei simplesmente estático por alguns segundos, não acreditando no que estava acontecendo. Depois, num rompante súbito de extrema alegria, falei com um dos meus amigos que estava do meu lado: "Olha isso!! Eu virei o jogo antes deles!!!! Eu poderia ter feito esse detonado!!!". Eu joguei o jogo exatamente na semana do lançamento (talvez até antes mesmo do pessoal especializado da Ação Games) e nem tinha me dado conta na época.

6) Chegar ao final de FF VI

Sim, eu sou um FF fanboy, e não tenho vergonha de admitir isso. Joguei todos os FF até o IX em seus videogames de origem, joguei também boa parte dos seus spin-off's, especialmente os Tactics (as mais de 50 horas de FFTA 2 comprovam a minha adoração) , e estou adquirindo todos os remakes que forma produzidos para o GBA e o Nintendo DS (no momento tenho o V e do GBA, mas comprarei em breve o III e o IV do NDS e o VI e o Dawn of Souls do GBA - ebay rules!!! :D). E, dentre os FF, o meu preferido com certeza é o VI. Os primeiros cenários; o encontro entre Edgar, Terra e Locke; Kefka, o melhor vilão de toda a história dos RPG's; as quests paralelas de cada personagem; a inesquecível "Opera House - Darkness and Starlight". Porém, o momento que escolhi para ilustrar o meu amor por esse jogo é a batalha final contra Kefka, ilustrado pela inigualável "Dancing Mad", que ilustra perfeitamente a mentalidade insana do vilão...

Caso tenham alguma dúvida, vejam o vídeo abaixo e disfrutem. Clro que no vídeo abaixo o chefe arece ser bem mais fácil do que vocês imaginariam, mas pensem nessa mesma batalha há 13, 14 anos atrás, sem internet e muito menos revista de dicas. Apenas a sua perspicácia.



O curioso é que eu terminei esse jogo não na minha casa, mas na casa de um outro amigo meu (é, vários momentos catárticos foram na companhia de meus amigos gamers :D), e foi simplesmente indescritível a sensação de ter completado o jogo. Dois adolescentes pulando insandecidamente e gritando: "Caralho!!! Viramos!!! Que Foda!!!!". E os pais desse meu amigo sem entender nada do que estava acontecendo.

Bom, por hoje é só. Semana que vem eu publico a segunda parte desse especial, com os cinco maiores momentos catárticos da minha vida gamística. Muita coisa boa virá!! Aguardem!!!

Até a próxima e bons games a todos!!!

Nenhum comentário: