sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

43) É RetroNatal (Um pouco atrasado, mas o que vale é a intenção...=D)!!!!

E depois de dois meses, estamos de volta!!!

Aliás, parece até que essa pausa foi feita de propósito. O meu último post foi graças a um especial de Halloween organizado pelo Retrobits, e, agora, dois meses depois, organizo mais um post envolvendo uma data comemorativa, além de ser um meme entre vários blogs. Sim, pessoal, estou falando do...

Isso mesmo!! Teremos um post sobre o Natal aqui (ainda que um pouquinho atrasado, hehehe...)!!! Aliás, um dos motivos do atraso desse post (além de eu ter passado o Natal fora da minha casa, sem nenhum contato com a Internet) é o fato de não existirem muitos jogos nessa linha. O único que eu conhecia, foi citado. Duas vezes ( a segunda ano passado). Depois de muito tempo procurando na net, me lembrei de um conto clássico de natal bem famoso lá nos EUA, e que já tinha virado um (péssimo) filme.


Exatamente!! O conto escrito por Dr. Seuss (pseudônimo de Theodor Seuss Geisel, escritor e cartunista norte-americano) sobre uma criatura verde que se veste de Papai Noel para roubar todos os presentes da cidade por odiar a época. Com toda a certeza, ele tinha sido adaptado para os games.

Percebido isso, após mais uma busca (desta vez rápida) no "Pai eletrônico dos burros" (a.k.a. Vocês Sabem Quem...), descobri que não foram feitos apenas um, mas QUATRO jogos para plataformas diferentes (PC, Dreamcast, Playstation e Game Boy Color) em 2000 (justamente na época de estréia do filme, o que indica mais um caso de "jogo baseado em um filme que foi baseado em um conto/livro"). Além disso, sete anos depois, um novo jogo baseado no conto foi feito, desta vez para o Nintendo DS. Como o tempo era demasiadamente curto para analisar todos os cinco jogos, além do fato desse ser um blog retrô, comentarei sobre a versão feita para o Game Boy Color.


O jogo é bem bizarro: basta dizer que ele lembra Pac-Man, só que, no lugar das pílulas, você têm os presentes, e no lugar dos fantasmas, você têm as pessoas (não, o Grinch não come elas depois de um power-up...XD). Para cada estágio, você deve coletar um certo número de presentes em um determinado tempo. Há alguns itens extras que podem ser coletados, que podem deixar você mais rápido ou com um tempo extra para concluir a fase.


O curioso é que as fases, ao que parecem (só joguei até o estágio 2-4), são alternadas: nas fases pares jogamos com o Grinch em pessoa (ou melhor dizendo, em ser...XD) e nas fases pares jogamos com o cachorro dele. Enquanto que o Grinch pode usar bolas de neve como arma, o seu fiel amigo canino pode pular por cima de seus inimigos da mesma espécie. Uma outra habilidade que cada um dos personagens possui (e que é bastante útil em várias situações) é se abaixar, o que permite a passagem em locais de difícil acesso. O curioso é que o cachorro, mesmo tendo a habilidade de saltar obstáculos móveis (no caso, aqueles que o perseguem), não consegue saltar uma mísera mesa ou uma árvore de Natal caída no chão. Vai ver ele têm medo de seres inanimados, ou algo parecido... A jogabilidade até que é boa, exceto quando algum inimigo o vê: nesse momento, o seu personagem fica ensandecido (assim como o inimigo que o viu) e a velocidade sobe vertiginosamente (o que torna a escapatória, em alguns momentos, um tanto quanto complicada). Os gráficos são até que legais, bem feitos e a parte sonora é apenas OK (claro, dentro das limitações do Game Boy).


Enfim, dá para se distrair enquanto a ceia de Natal não fica pronta.

Com isso, fica aqui a minha participação (que contou muito mais o martírio para encontrar um jogo natalino do que as impressões sobre o mesmo, mas tá valendo...XD) nesse Retro Natal (atrasado, mas o que vale é a intenção. Hoje estou cheio de desculpas, ehhehehe...XD). E, quero aproveitar esse que será o último post do ano para desejar um Feliz Natal (ainda é dia 25, então tá valendo - eu juro que paro com as desculpas a partir de agora!! XD) para todos os (2) visitantes desse blog, além de um novo ano repleto de games para todos! Esse blog pode ficar um pouco ás moscas durante um tempo, mas não significa que ele morreu! Sempre que puder (o que por enquanto está significando uma média de um post por mês....XD) trarei um novo post metido a besta para esse blog.

Até 2010 e bons games a todos!!!

P.S.: Eis que, procurando fotos para ilustrar esse post, me deparo com mais um jogo com tema natalino inspirado em um péssimo filme natalino:


Quem sabe ele não se torna o jogo analisado para o Retro Natal de 2010? =D Ou então pode ficar como dica para algum outro blog mais atrasado do que eu? =D

Blogs participantes até o momento:


3 comentários:

Sabat disse...

parece que não vai ter blog mais atrasado não véio aHUAHuaUHA

Po, e depois que agente termina as coisas, acabam aparecendo mais itens né... eu achei um tal de Santa Claus Jr para GBA, achei esse jogo ae tb que vc citou por último, me lembraram de PARASITE EVE que se passa no natal... bem... FELIZ NATAL xD

mcs disse...

Seria interessante você postar os links para os blogs participantes do meme.

Esse é o principal motivo de se criar um meme: troca de links, conhecer novos blogs e colegas e a diversão em si.

Sem links não há meme.

A.L.A.S. disse...

Valeu por me lembrar disso, mcs. Na pressa de entregar o post, acabei esquecendo disso.

Já está editado com os blogs participantes.