terça-feira, 15 de janeiro de 2008

2) Square - Excelência em RPG's

E vamos continuar tocando esse barco (mesmo que só tenha um tripulante).

Provávelmente me acusarão de nintendista, pois o segundo jogo que publicarei aqui é também de um video-game da Nintendo. E, querem saber: sou mesmo. Mas não precisem ficar estressados, desejando me colocarem num caldeirão fervente!!! Tenho carinho e apreço por todos os video-games, e também publicarei jogos de outras plataformas.

Sendo assim, sem mais delongas, vamos para a próxima resenha, desta vez, de um dos mais revolucionários jogos de RPG que foram feitos. Sim, estou falando de...




1) Nome do jogo – Chrono Trigger

2) Plataforma – SNES

3) Datas de Lançamento – Japão – 11 de março de 1995
EUA – 22 de agosto de 1995

4) Produtora – Square

5) Distribuidora – Square

6) Gênero – RPG

7) História – Chrono Trigger é a história de um grupo de jovens aventureiros, que acidentalmente são transportados atráves do tempo e descobrem que o mundo será destruído em um futuro distante. Para reverter o desastre, eles viajam através da História para descobrir como salvar seu planeta.

8) Impressões pessoais - Em várias áreas, seja nos esportes, na música, no cinema, quando se trabalha em um grande projeto, ele sempre está cercado (ou pelo menos se tenta cercá - lo) dos melhores profissionais do ramo a fim de que o desejo de que esse grande projeto seja m sucesso seja realizado. Mas, apesar de todo o trabalho envolvido, apenas alguns projetos do tipo conseguem esse sucesso tao almejado. Quando o sucesso atinge os mais altos níveis, podemos chamar os responsáveis pela execução desse projeto de "time dos sonhos". Um exemplo clássico de "time dos sonhos" é o time de basquete dos EUA na Olimpíada de 1992 (para muitos, o único "dream team" existente do basquete), que poderia se dar ao luxo de manter Larry Bird no banco. Três anos depois, em um mundo totalmente diferente (no caso, o mundo dos games), surgiu um outro "dream team". E esse "dream team" elaborou apenas um jogo. Mas não um jogo qualquer: trata -se de um jogo revolucionário em vários aspectos!!!
O que você esperaria de um jogo que juntasse na mesma equipe de desenolvimento Hironobu Sakaguchi (produtor da série Final Fantasy), Yuji Horii (diretor da série Dragon Quest), Akira Toriyama (criador de animes famosos como Dragon Ball) e Nobuo Uematsu (Compositor de vários jogos da Square, especialmente das séries Final Fantasy e Secret of Mana) e o produtor da Square Kazuhiko Aoki?? Esse era simplesmente a nata dos jogos de RPG's, aqueles que a Square sempre depositou a mais alta confiança em seus jogos (Fianl Fantasy, Dragon Quest, Secret of Mana, entre outros). E eles juntaram todas as suas forças para fazer um jogo único, revolucionário, envolvendo múltiplos finais, uma história dramática, ótimos gráficos e um bom e dinâmico sistema de batalhas!!! Em resumo: um projeto deveras ambicioso!!! E querem saber: eles conseguiram!!!!
Chrono Trigger conta a história de Chrono, um garoto que se vê envolvido numa trama que envolve viagens no tempo, conflitos, guerras, e um entrelaçamento de todos os eventos que acontecem no passado, presente e futuro. Ao descobrir (junto com seus amigos Marle, Lucca e Robô) que Lavos, um parasita alienígena, irá destruir o mundo em 1999 A.D., eles partem em viagens no tempo a fim de impedir essa destruição.
Os gráficos são simplesmente sobrebos: com 32 megabits, o jogo fazia milagres: os presonegens eram nítidos e muito bem desenhados (num trabalho soberbo de Akira Toriyama), os cenários eram muito bem desenhados e trrabalhados, explorando todo o potencial do SNES em seus útimos anos de vida. Além disso, a trilha sonora é contagiante, com vários momentos especiais (especialetne o tema de batalha).
Mas o maior mérito desse jogo é o seu estilo revolucionário. Uma delas é percebido logo nas primeiras lutas:ao invés de um mapa aéreo de visão do mundo (onde não vemos os inimigos, els aparecem "do nada"), temos os mostros totalmente visíveis em áreas específicas, bastando encostar neles para que comece a luta. Além disso, os inimigos saltam para o combate imediatamente na tela, ao invés de o jogo mudar para uma tela de batalha genérica. Isso conferiu muito mais dinamismo e realismo ao jogo. Além disso, ainda sobre a batalha, além dos ataques normais e das magias convencionais de cada personagem (sendo que cada personagemdominava uma "esfera" de magia), o sistema permitia a combinação de magias entre certos personagens, resultando, assim, em uma magia muito mais poderosa. Simplesmente uma inovação nunca antes vista em qualquer RPG e que foi adotada em vários outros jogos da Square ("Valquirie Profile" é um deles).
Outro aspecto revolucionário são as missões paralelas. Cada personagem do jogo (são sete ao todo) possui uma missão paralela que, uma vez realizada com sucesso, confere novas habildades e destinos para os personagens. Isso demonstra o apreço que ese "time dos sonhos" teve com o jogo: aqui, cada personagem teve a sua história muito bem amarrada (por exemplo, O escudeiro de Cyrus e seu embate contra Magus, o mago que o transformou em sapo - passando a ser chamado, desde então, de Frog; Prometeus - chamado aqui pelos personagens do jogo simpesmente de Robo - e seu embate com seu criador, por ter simpatia com os humanos), tudo isso entrelaçado com os vários períodos do tempo envolvendo passado, presente e futuro, sem que isso se torne uma complicação.
Mas o mais interessante são os 13 finais. Isso mesmo!!! De acordo ocm as decisões que forem tomadas, temos um final diferente. Isso compensa o fato do jogo ser relativamente curto (cerca de 30 horas de jogo), fazendo com que o fator replay do jogo seja elevadíssimo, fazendo com que o jogador o jogue várias vezes a fim de descobrir todos os finais (eu mesmo fui um deles...).
Em resumo: se você quer um RPG que reúna viagens no tempo, sistema revolucionário de batalha, missões paralelas para cada personagem, possibilidade de várias alternativas, resultando em finais diferentes, esse é o seu jogo. Ele garantirá horas e horas de diversão, e com certeza você comprovará o que eu estou falando!!

9) Curiosidades
  • A trilha sonora de Chrono Trigger rendeu um CD triplo no Japão, se tornando uma das trilhas de video-games de maior sucesso da história;
  • A engine do jogo possui um sistema de rastreamento de eventos, que é utilizado para, entre outras coisas, atualizar o título do capítulo que aparece quando se salva o jogo, modificar certos diálogos dos personagens de acordo com o andamento do jogo, alterar mapas e checagem de bugs. Se eventos ocorrem fora de ordem (por exemplo, se a memória do cartucho é corrompida, ou se o jogador utiliza um código de Game Genie para atravessar paredes e pular eventos), o Nu (personagem do jogo, cujo nome, em inglês, tem a mesma pronúncia de "novo") aparece na frente do caminho para o sítio de construcção do Epoch, em 2300 A.D. e proclama: "O Eixo do Tempo está desalinhado". Exceto por esse aviso, o jogo continua normalmente, o que permite a ocorrência de coisas como a existência do personagem Magus na equipe durante uma batalha programada contra o próprio.
10) Fotos do jogo:





Nenhum comentário: