Desta vez, o jogo a ser comentado foi influenciado por um jogo recente que estou jogando ultimamente (rimou!). Como, acredito eu, vocês devem saber, possuo um NES, um SNES, um Dreamcast (o único não-nintendo que possuo) e, o mais recente de todos, um Nintendo DS. Também sou um cara que adora RPG's. E uma das séries que conheço muito bem é Final Fantasy. Apesar da Square-Enix tratá-la atualmente como uma vaca leiteira de alta produtividade, ela ainda é a Square, sendo assim, não se pode negar a qualidade dos jogos da franquia. Um desses jogos mais recentes (e que estou jogando freneticamente) é "Final Fantasy Tactics Advance A2 - Grimoire of the Rift" ( ô nomezinho extenso hein!!??). Adquiri o jogo apenas a sete dias e já estou com quase 20 horas de jogo (quem disse que um videogame portátil é para jogos de curta duração??). Uma das coisas interessantes desse jogo é que ele, como o próprio nome denuncia, foge um pouco ao gênero RPG tradicional que caracterizou a série, focando um pouco na parte tática, tal qual um Shining Force ou um Tactis Ogre. Mas esse não foi o primeiro spin-off da série. Há 11 anos atrás, a Square faz a sua primeira experiência no RPG tático, através do seguinte jogo:
1) Nome do Jogo - Final Fantasy Tactics - The Zodiac Story
2) Plataforma - PSOne
3) Datas de lançamento - Japão - 20 de junho de 1997
EUA\Europa - 28 de janeiro de 1999
4) Produtora - Squaresoft (nos EUA, teve como produtora a SCE)
5) Distribuidora - Squaresoft
6) Gênero - RPG Tático/Estratégia
7) História - O jogo acompanha Ramza, personagem principal, durante a Lion War, guerra de sucessão que divide toda Ivalice. Conforme vai avançando, Ramza descobre mais a fundo sobre as verdades e mentiras que circundam Ivalice, a Guerra, a Igreja e sua família.
8) Impressões Pessoais - A Squaresoft (atualmente Square-Enix) é considerada atualmente uma das gigantes dos games, especialmente quando se trata de RPG's. Mas toda essa ascensão se deve a uma série: Final Fantasy. Criada em 1986, essa série, criado nos moldes de Dragon Quest, da antiga rival Enix, um ano depois da empresa se tornar indepedente, foi a salvação da empresa da bancarrota, graças, entre outros, ao seu idealizador (um jovem Hironobu Sakaguchi de 25 anos) e um magistral compositor (Nobuo Uematsu). Desde então, foram dezenas de jogos da série, sendo o principal veículo da empresa.
Após sete capítulos da série principal, além de váfrios spin-offs, a Square decidiu que era hora do seu produto princial respirar novos ares. Sendo assim, inspirada em "Tactics Ogre", da Quest (um excelente jogo, por sinal), a empresa resolveu recrutar a equipe que trabalhou nesse jogo para criar uam nova franquia para a série. Daí nasceu "Final Fantasy Tactics", que é considerado até hoje por muitos (eu incluído) o melhor spin-off da sérei. E os motivos são muitos.
Primeiro, o enredo. Acredito que todos saibam que a série Final Fantasy é caracterizada por seu enredo épico, cheio de clichês (mas muito bem trabalhados), reviravoltas, vilões implacáveis (Sephiroth e Kefka á frente) e momentos finais dramáticos. Mas as tramas não se caracterizavam por serem complexas ou profundas (o que não retira a qualidade delas). Em Final Fantasy Tactics, o enredo possui essa complexidade. Concebido pela mesma equipe de Tactics Ogre, FFT possui um enredo bem complexo, abordando temas políticos e mesmo religiosos. Mostra conspirações que envolve todo um reino e uma Igreja corrupta e com uma força incrivel no Estado. Com traições a cada momento e reviravoltas na história, o enredo de FFT não decepciona e consegue manter o jogador interessado até o fim. A estória acompanha o destino de quatro personagens principais. São eles:
a) Ramza Beoulve - Membro da familia nobre Beoulve, Ramza é o filho de um herói de guerra. Desejando fazer jus ao nome de sua família, Ramza se alista na Academia Real em Garland Magic City. Em sua primeira grande missão, Ramza tem de combater um grupo rebelde, os Death Corps. Conforme avança nessa luta, mais e mais Ramza se questiona sobre suas ordens. A gota da água para Ramza ocorre após um incidente envolvendo Delita, seu melhor amigo, e a irmã dele, Teta. Ele resolve abandonar toda sua vida anterior, incluindo seu nome Beoulve.A partir de então, adota o nome Ruglia e se junta a um grupo de mercenários.
b) Delita Hyral - Vindo de uma família pobre, Delita e sua irmã Teta são adotados por Balbanes, pai de Ramza. Melhor amigo de Ramza, Delita age como um servo para a família Beoulve. Se alista junto de Ramza na Academia Real e acompanha o amigo na missão contra os Death Corps. No entanto, após um incidente envolvendo sua irmã, Delita muda completamente.
c) Ovelia Atkascha - Adotada pelo rei Omdolia, Ovelia cresce como uma princesa. Quando o rei morre, Ovelia se ve envolvida em uma rede conspiratória para obter o controle de Ivalice, onde Goltana, primo do rei, tenta coroar Ovelia ao trono para manipula-la e controlar assim Ivalice. Durante uma estadia no monastério de Orbonne, Ovelia acaba sendo capturada por Delita. Ramza, membro de um grupo de mercenários contratados para protege-la, resolve ir atrás dela e resgata-la.
d) Alma Beoulve - Irmã adorada de Ramza. Após o incidente em que seu irmão Ramza desaparece, Alma acaba indo para um monastério. Lá, fica encontra Ovelia e se torna sua amiga. Após ficar no monastério, vai morar com seu irmão Zalbag em Lesalia Imperial Capital, onde acaba se reencontrando com Ramza.
Segundo, o sistema de jogo. Diferente do sistema usual por turnos, Final Fantasy Tactics adota um sistema mais voltado para a estratégia, onde os personagens lutam numa espécie de arena 3D onde eles se movimentam (e efetuam as suas ações) respeitando uma espécie de grade quadricular. Cada quadrado do mapa possui uma determinada altura, que afeta tanto o alcance de certos golpes e habilidades assim como acabar sendo um obstáculo para os personagens. Cada personagem possui uma capacidade de "pulo" própria (baseado em sua classe, equipamentos e habilidades) que determina se ele pode ou não passar de um ponto alto para um mais baixo e vice-versa. Além disso cada personagem tem um certo número de quadrados que pode andar. Os turnos são contados através do sistema de CT (charge time), onde o personagem estará pronto para fazer a sua ação quando o CT chegar a 100.
Terceiro, o sistema de classes. Cada personagem pode possuir uma classe específica. Existem ao todo 20 classes normais, mais outras classes especiais, próprias de certos personagens. Cada classe possui suas habilidades próprias, bem como seus status e aumento de status próprios. Além disso, cada classe possui uma lista de equipamentos que pode usar (extendível através de habilidades de suportes) e algumas classes possuem certas habilidades de suporte automaticamente. O jogador começa com duas classes disponíveis: Squire e Chemist. Conforme ganha nível com essas classes, ele então pode ter acesso a classes mais poderosas.
- A versão ocidental do jogo perdeu minigames e dezenas de dialogos dos personagens comuns além de ser muito mal traduzida (é sempre assim, a gente sempre sai perdendo!! :( );
- Nesse jogo é possível jogar com Cloud e Aeris, de Final Fantasy VII;
10) Dicas -
- Personagens Secretos (Cloud Strife e Robô) - No Capítulo 4, vá a Bervania Volcano e pegue a matéria blade elá é necessaria para usar os LIMIT BREAKS do Cloud. Deixe 6 lugares vazios em sua tela de formação e vá até Zeltania Castle, aonde você ouvirá um mito no bar sobre Cursed Island. Compre a flor de Aeris na Zarghidas Trade City e siga para Goug Machine City, usando Mustadio. Asista a cena envolvendo Mustadio e Ramza. Depois siga para um bar em Goland Coal City e ouça um relato sobre um tal de Ghost of Colliery. Siga para Lesalia Imperia e você vera um bar. Quando sair convide Belwolf para entrar em seu grupo, depois siga de volta a Goland Coal City, para lutar 4 batalhas e salvar reis. Após isso você ganhará uma Zodiac Stone, vá para Goug Machine City e ligue a bola de ferro. convide o Robô a entrar em seu grupo. Agora siga para Nelvaska Temple aonde você lutará contra outro robo. Destrua-o para ganhar o artefato que trará Cloud a seu tempo. Volte para Goug Machine city e abra um portal que há ali: Finalmente Cloud é teletransportado a seu mundo. Volte para Zarghidas Trade City e salve Cloud dos ladrões que estão ameaçando Aeris.
- Encontrar a Materia Blade (espada de Cloud que permite executar o Limit Break dele) - Siga para Bervania Volcano. No topo da rocha mais alta, suba lá com move-find item e assim você achará a espada. O personagem com move-find item não deve estar montado em um chocobo.
- Duplicar armas - Para duplicar armas você presisará ter duas espadas. Ponha a arma que você quer duplicar na sua mão de baixo e um escudo na mão de cima. Vá até a cidade e entre em uma loja. Escolha fitting room e selecione o personagem que tem a arma que você quer duplicar. Escolha a opção best fit e depois quit fitting na mão de baixo. Isso deverá duplicar a arma, e você poderá utilizá-la em ambas as mãos. Isso não significa que você não tenha que pagar pela arma. Se você duplicar a Excalibur, deverá pagar apenas 10 gil...
11) Fotos do jogo -
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