sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

6) Um milhão de tiros na tela, um chefe gigantesco...e só um lugar para escapar... Especial Shooters - Parte 1

E estamos de volta, depois dos zirigiduns e balacobacos do carnaval (se bem que ainda temos blocos no rio nesse final de semana...)!!! Desta vez falaremos não só de um jogo, mas de um gênero que parece estar esquecido nesses tempos: os shooters (não confundir com os jogos FPS - first person shooter, como DOOM, Counter-Strike e outros), mais conhecidos como jogos de tiro/nave. Hoje falarei sobre um jogo que considero o grande representante do gênero, e, na próxima edição, darei dicas de outros shooters que vale a pena. E, como primeiro representante desse gênero, temos...



1) Nome do jogo - Axelay
2) Plataforma - SNES
3) Datas de lançamento - Japão/EUA - 11 de setembro de 1992

Europa - 30 de setembro de 1993
4) Produtora - Konami
5) Distribuidora - Nintendo
6) Gênero - Shooter

7) História - Em uma planeta distante, dentro de uma galáxia mais distante ainda, os humanos são atacados repentinamente por uma bizarra raça alienígena, e a última esperança está concentrada no propópito AX-77 Axelay, uma poderosa máquina de guerra criada exclusivamente com o intuito de servir como linha de defesa contra o poderosos exército invasor.
8) Impressões pessoais - Os shooters (na verdade o termo mais correto seria side scrooling shooters, ou ainda shoot'em ups) sempre exerceram um fascínio grande entre os jogadores. Primeiramente nos fliperamas (acredito que muitos jogadores faixa dos 30 anos lembram de "Space Invaders", "Galaga", e outros do gênero), e depois nos consoles domésticos, eles sempre despertaram o interesse dos gamers que buscavam desafios. Quem não ficava alucinado com os milhões de tiros e inimigos que apareciam na tela prontos para esmagara sua nave e só tinha um ligar para ela ficar? Sem falar que quando você conseguia escapar era uma festa!!! Os clássicos shooters remotam desde os anos 70, mas foi nos anos 80 que ele se consolidou. R - Type, Gradius, Salamander, a saga Thunder Force, entre outros (só para ficar entre os mais famosos) ajudaram e muito a consolidar a reputação desse gênero. Mais um jogo, lançado no terceiro trimestre de 1992, não muito conhecido e comentado, que me despertou para o gênero e revolucionou a minha maneira de observar os "jogos de nave".
"Axelay" foi o primeiro jogo desse tipo que joguei no SNES (antes mesmo que Star Fox). E não larguei durante um bom tempo!! Quem imaginaria que um simples cartucho de 8 Mbit conseguiria divertir durante horas. Esse foi um dos jogos que mais ajudaram o cara da locadora perto de casa a lucrar bastante :). Para mim, Axelay é um clássico, o melhor do gênero (talvez empatado com "Einhander", do PSOne).
Desenvolvida por uma expert do ramo, a Konami, "Axelay" foi um dos primeiros jogos a trazer o chip Mode - 7, que recriava efeitos de rotação e escala. E isso foi aproveitado ao máximo no jogo. Os gráficos eram lindos, com várias cores, e com uma ótima sensação de profundidade, jamais vistas em um jogo do gênero, com um desenho de naves inimigas e chefes de fase bastante interessante e criativo. Além disso, "Axelay" trazia um diferencial em relação aos outros jogos: os estágios alternavam visões em horizontal e vertical, ao contrário da orientação tradicional. Isso era raro na época, e foi uma inovação bem-vinda ao jogo.
Outro ponto importante a se destacar diz respeito a trilha sonora. Uma das mais inventivas e nostálgicas trilhas sonoras da história do video-game. As músicas combinavam perfeitamente com o clima futurista do jogo. Isso sem falar na voz digitalizada que dizia, logo após a escolha das armas (até três armas podem ser selecionadas, num total de 9 - que são destravadas cada vez que se passa de uma fase): "Arms installation is complete, good luck!". Também tinhamos todos os outros ingredientes de um bom shooter: milhares de inimigos surgindo na tela, ritmo frenético, jogabilidade simples (um para atirar, outro para as bombas, e o L e R para mudança de arma), resposta rápida dos comandos, etc. Além disso, "Axelay" pode se vangloriar de ser um dos jogos mais complicados de se chegar ao final (especialmente jogando no "Hard Mode"). Apesar das poucas fases (sete ao todo), os chefes são complicadíssimos de se derrotar (especialmente o último, levei mais de 20 minutos para derrotá-lo!!).
Portanto, se você acha que shooters são coisa da "velha guarda" dos games, é bom dar uma chance a esse jogo, pois, com certeza, depois de alguns minutos, você estará vibrando pelos milhares de pontos luminosos e inimigos aparecendo na tela, é ávido por desviar de todos os tiros!!!

9) Curiosidades:


  • Ao terminar o jogo no Hard Mode, aparece uma frase final dizendo "Nos vemos em Axelay 2!". Entretanto, o projeto da continuação do jogo não saiu do papel (bem que o pessoal da Konami poderia ler isso :));

  • O chip gráfico Mode 7 foi um dos primeiros a ser lançado em jogos do SNES. Ele foi desenvolvido pelo próprio criador do SNES para desbancar o concorrente da Sega, lançado um ano antes. Entre os jogos que se utilizaram desse chip estão F-Zero e Secret of Mana;



10) Fotos do jogo









Nenhum comentário: