Chegamos em Outubro. Isso significa mais um post nesse blog metido a besta!!!
Mas desta vez, temos um post especial! na verdade, a estréia de uma nova coluna (ou, pelo menos, a tentativa de uma estréia, heheh...). Como todos já devem saber a essa altura do campeonato, esse blog foi criado com o objetivo de contar um pouco da história desse nosso hobby que tanto adoramos. E esa história foi (e continua sendo) construída por inúmeros personagens-chave. E essa nova coluna falará deles. Com vocês, a mais nova coluna desse blog:
Mas desta vez, temos um post especial! na verdade, a estréia de uma nova coluna (ou, pelo menos, a tentativa de uma estréia, heheh...). Como todos já devem saber a essa altura do campeonato, esse blog foi criado com o objetivo de contar um pouco da história desse nosso hobby que tanto adoramos. E esa história foi (e continua sendo) construída por inúmeros personagens-chave. E essa nova coluna falará deles. Com vocês, a mais nova coluna desse blog:
E iremos começar com uma empresa, alías, a minha preferida, que, apesar de não ser tão antiga e de não ter uma produção tão grande, seus jogos são inconfundíveis e possuem um padrão de qualidade altíssimo. São poucas desenvolvedoras de games que conseguem manter um padrão tão alto. Sim, estamos falando da....
1) Nome - Treasure Co. Ltd.
2) Nacionalidade - Japonesa
3) Data de fundação - 19 de junho de 1992
4) Presidente - Masato Maegawa
5) Nº de empregados - 20/30
6) Website - www.treasure-inc.co.jp
7) Sobre a empresa - No mundo de hoje, com a indústria dos games movimentando bilhões e bilhões de dólares, com os jogos eletrônicos cada vez mais aparecendo na vanguarda do entreterimento, sendo que alguns deles demoram anos e anos para serem produzidos, com empresas e desenvolvedoras do ramos cada vez mais gigantes, é bastante difícil uma pequena empresa se destacar no mercado. Mais difícil ainda é uma pequena empresa criar obras-primas atrás de obras-primas, mantendo-se no ramo durante 17 anos, e seguindo a mesma filosofia de liberdade artística durante todo esse tempo. Esse parágrafo mal escrito resume a história da Treasure.
2) Nacionalidade - Japonesa
3) Data de fundação - 19 de junho de 1992
4) Presidente - Masato Maegawa
5) Nº de empregados - 20/30
6) Website - www.treasure-inc.co.jp
7) Sobre a empresa - No mundo de hoje, com a indústria dos games movimentando bilhões e bilhões de dólares, com os jogos eletrônicos cada vez mais aparecendo na vanguarda do entreterimento, sendo que alguns deles demoram anos e anos para serem produzidos, com empresas e desenvolvedoras do ramos cada vez mais gigantes, é bastante difícil uma pequena empresa se destacar no mercado. Mais difícil ainda é uma pequena empresa criar obras-primas atrás de obras-primas, mantendo-se no ramo durante 17 anos, e seguindo a mesma filosofia de liberdade artística durante todo esse tempo. Esse parágrafo mal escrito resume a história da Treasure.
Criada por ex-funcionários da Konami, a Treasure destaca-se pelo seu tamanho diminuto, o que lhe traz várias vantagens na hora de desenvolver o seu produto. Seu jogos são facilmente reconhecidos nos primeiros segundos, com um padrão de qualidade altíssimo, fato que os dissidentes da Konami mostravam desde o início (a saber, na Konami, esses caras fizeram nada mais que "Contra III - The Alien Wars", "The Simpsons - Arcade" e "Axelay"! É ou não é um trio de respeito??). A maioria de seus produtos possuem uma ação frenética, sem pausas, com chefes gigantescos (especialmente nos seus primeiros jogos). Isso era conseguido (especialmente no início da empresa), da seguinte forma: cada parte dos chefes de fase era desenhado e programado separadaemente, mas animado para interagir em conjunto com todas as outras partes, como um organismo único, criando assim o aspecto de um persongem apenas.
Outra característica marcante dos seus jogos são as inovações na jogabilidade (como a possibilidade de combinar as armas em "Gunstar Heroes"), no design de fases (os giros da tela em certas fases de "Gunstar Super Heroes") ou mesmo no enredo (o maior exemplo disso é "Astro Boy - The Ômega Factor). Por não ser uma das gigantes, normalmente seus jogos são feitos em conjunto com outras produtoras, como a SEGA, a própria Konami, e a Nintendo.
Além disso, apesar dela ter um "presidente", ela não têm uma hierarquia bem definida. Não há um diretor definido para cada projeto da empresa: todos eles são programadores, artistas gráficos, ou compositores; sendo que eles trabalham como "diretores" em um projeto, e exercem suas funções normalmente em outros projetos. Ou seja: a liderança exercida em cada projeto não é por imposição, já que não há alguém designado a essa função desde o princípio; ela acaba surgindo naturalmente, com o andamento de cada projeto. Isso mantém uma certa "igualdade" entre os membros da equipe, o que poucas empresas podem se orgulhar de ter.
Entre os membros da equipe temos: Hiroshi Iuchi, uma das principais forças criativas da empresa, responsável por obras- primas dos shooters como Radiant Silvergun, Gradius V e Ikaruga; Masato Maegawa, presidente, programador e produtor executivo de jogos como Mischief Makers; Norio Hanzawa, principal compositor da empresa; Hydeyuki Suganami, normalmente creditado como NAMI, produtor executivo de "Sin and Punishment", "Alien Soldier" e "Gunstar Super Heroes"; e Tetsuhiko Kikuchi, o principal character designer da empresa.
8) Sobre os jogos - Esse espaço oi reservado para comentários rápidos sobre alguns jogos da empresa, além de outros jogos feitos. Só serão comentados aqueles que eu joguei, afinal de contas, não faria muito sentido eu comentar jogos que eu nem mesmo sabia da existência deles. XD
Bom, feito o aviso, vamos a eles:
Outra característica marcante dos seus jogos são as inovações na jogabilidade (como a possibilidade de combinar as armas em "Gunstar Heroes"), no design de fases (os giros da tela em certas fases de "Gunstar Super Heroes") ou mesmo no enredo (o maior exemplo disso é "Astro Boy - The Ômega Factor). Por não ser uma das gigantes, normalmente seus jogos são feitos em conjunto com outras produtoras, como a SEGA, a própria Konami, e a Nintendo.
Além disso, apesar dela ter um "presidente", ela não têm uma hierarquia bem definida. Não há um diretor definido para cada projeto da empresa: todos eles são programadores, artistas gráficos, ou compositores; sendo que eles trabalham como "diretores" em um projeto, e exercem suas funções normalmente em outros projetos. Ou seja: a liderança exercida em cada projeto não é por imposição, já que não há alguém designado a essa função desde o princípio; ela acaba surgindo naturalmente, com o andamento de cada projeto. Isso mantém uma certa "igualdade" entre os membros da equipe, o que poucas empresas podem se orgulhar de ter.
Entre os membros da equipe temos: Hiroshi Iuchi, uma das principais forças criativas da empresa, responsável por obras- primas dos shooters como Radiant Silvergun, Gradius V e Ikaruga; Masato Maegawa, presidente, programador e produtor executivo de jogos como Mischief Makers; Norio Hanzawa, principal compositor da empresa; Hydeyuki Suganami, normalmente creditado como NAMI, produtor executivo de "Sin and Punishment", "Alien Soldier" e "Gunstar Super Heroes"; e Tetsuhiko Kikuchi, o principal character designer da empresa.
8) Sobre os jogos - Esse espaço oi reservado para comentários rápidos sobre alguns jogos da empresa, além de outros jogos feitos. Só serão comentados aqueles que eu joguei, afinal de contas, não faria muito sentido eu comentar jogos que eu nem mesmo sabia da existência deles. XD
Bom, feito o aviso, vamos a eles:
a) The Simpsons (Arcade) - Esse jogo, criado ainda na Konami, é um dos melhores beat-em-up's feitos na era dos videogames. Produzido nos primeiros anos da famosa série, é também um dos maiores comedores de fichas da sua época. Os personagens do game tinham as vozes de seus dubladores originais do desenho. Bons tempos que eu regularmente perdia algumas URV's (sim, ainda não tinha sido feita a transição para o Real) com esse game.
b) Contra III - The Alien Wars (SNES) - Mais um jogo da época da Konami. Já escrevi um parágrafo a respeito desse game aqui, então escrevo essas linhas só para falar o seguinte. Contra é Contra (especialmente em 2D), e esse é o melhor de todos eles. Provávlemente um dos maiores trabalhos dos designers da Treasure na época em que trabalhavam para a Konami. Se você não conhece ese jogo, o que está esperando para jogá-lo, seu infiel????
c) Axelay (SNES) - Outro jogo antes da fundação da Treasure, esse é um dos meus preferidos do SNES ( só perde para Final Fantasy VI, Chrono Trigger e Super Metroid. Sim, ficaria na frente de Super Mario World!!). com impressionantes (até hoje) efeitos envolvendo Mode 7 e PArallax. Já falei maravilhas desse jogo antes, então vou encerrar esse parágrafo aqui.
d) Gunstar Heroes (Mega Drive) - Outro jogo que já foi comentado aqui. Mas vale lembrar que essa maravilha foi o primeiro jogo da Treasure. Poucas empresas tiveram um cartão de visitas tão poderoso como esse.
e) Alien Soldier (Mega Drive) - Outro shooter vertical da empresa, produzido para o Mega Drive em 1995. Possui todas as características básicas dos jogos da empresa, além de um trabalho gráfico e de design fabuloso. O único pequeno porém é que é um jogo extremamente difícil (provávelemente o mais difícil feito pela empresa). Sério, se você conseguiu chegar ao final dele, tê dou os meus mais sinceros parabéns!!
f) Guardian Heroes (Sega Saturn) - Meio que uma "continuação espiritual" de Gunstar Heroes, mas ambientado em uma época mais medieval, é um beat-em-up com alguns elementos de RPG, e provávelmente o jogo que mais caracteriza a empresa. Um dos melhores jogos para Sega Saturn.
g) Radiant Silvergun (Arcade/Sega Saturn) - Muitos colocam esse jogo como "o melhor shooter vertical de todos os tempos". Para mim é o segundo, mas isso não desmerece a obra-prima que ele é. Lançado primeiro para Arcades, recebeu um certo tempo depois um port para Sega Saturn. Na época, foi lançado apenas no Japão, e uma cópia original do jogo é bem raro.
h) Ikaruga (Arcade/Dreamcast) - Esse é o melhor shooter vertical de todos os tempos. Apesar de ser uma "continuação não-creditada" de Radiant Silvergun (na introdução do jogo aparece os dizeres "Project RS2", que normalmente é interpretado como "Projeto Radiant Silvergun 2), vai totalmente na direção contrária, oferecendo um sistema de jogo ao mesmo tempo simples e genial. Também já foi comentado a exaustão por aqui (sim, eu sou fã declarado da Treasure e não nego!!!)
i) Bangai-O (N64/Dreamcast) - Um dos jogos mais malucos (e, por isso mesmo, geniais) e difíceis feitos pela empresa. Outro jogo com um desing simples até certo ponto (temos um robô passando por vários labirintos fechados onde milhares de tiros são executados), mas que mostra uma jogabilidade tremendamente prazerosa.
j) Gunstar Super Heroes (GBA) - Essa é a verdadeira continuação do título de estréia da empresa. Aqui os efeitos de rotação e zoom são ainda maiores, e todo o resto mantém o padrão de qualidade da empresa. Uma continuação á altura do original.
k) Astro Boy: Ômega Factor (GBA) - Outro jogo que já babei demais aqui nese blog. Sendo assim, só irei colocar uma frase: Esse jogo é a prova de que jogos licenciados não precisam ser, necessáriamente, uma porcaria. Pelo menos quando a Treasure assume a produção (Droga! Falei duas frases! Mas quem se importa com isso??XD)
Bom, com isso finalizamos o primeiro post do Dossiê Gameretrô! Além dos posts tradicionais, vou procurar trazer um pouco mais da história dos games, abordando a história de uma empresa, ou de uma franquia , ou ainda de um personagem do mundo dos games. Procurarei fugir dos mais óbvios (Square, Mario, Sonic, Link, Final Fantasy, etc..), assim essa série pode ficar um pouco mais interessante. Espero que vocês (3) leitores tenham gostado.
Até a próxima e bons games a todos!!
Bom, com isso finalizamos o primeiro post do Dossiê Gameretrô! Além dos posts tradicionais, vou procurar trazer um pouco mais da história dos games, abordando a história de uma empresa, ou de uma franquia , ou ainda de um personagem do mundo dos games. Procurarei fugir dos mais óbvios (Square, Mario, Sonic, Link, Final Fantasy, etc..), assim essa série pode ficar um pouco mais interessante. Espero que vocês (3) leitores tenham gostado.
Até a próxima e bons games a todos!!
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