quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

45) Revelações bombásticas no GAMERETRÔ - Pecados Gamísiticos

E vamos tocando esse barco (só não sabemos para onde)!!

Nesses dois anos de blog, comentei os mais variados games, desde RPG's, jogos de estratégia, plataforma, de luta, entre outros. Já fiz especiais abordando a época de ouro da Sega e da Nintendo, homenageando os Beat'em ups, os shooters, os jogos difíceis, os jogos que não chegaram ao Ocidente, e, mais recentemente, o Halloween e o Natal. E, devo dizer, estou plenamente satisfeito com o rumo que esse blog tomou nesses dois anos. Mesmo ele não sendo um campeão de visitas (MUUUUUUUUUUUUUITO longe disso), foi através dele que acabei conhecendo outros blogs, além dele ter sido uma das motivações para me aprofundar cada vez mais na história dos games. E isso inclui conhecer outros games da década de 80/90, uma vez que, mesmo naquela época (quando a indústria de games não era tão gigantesca como hoje), muitos games eram meio que deixados de lado, seja pelas impressões iniciais não serem tão convidativas, ou ainda simplesmente por só saber da existência dele anos depois. Ainda assim, mesmo com toda a velocidade de informação e facilidades de hoje, ainda restam muitos games a serem descobertos por mim. E é sobre eles que comentarei nesse post. Em primeira mão, revelarei, em primeira mão, os meus pecados gamísticos.


Sem mais delongas, vamos a lista...


A
VISO: Algumas revelações podem chocar aqueles de coração mais sensível, portanto, muito cuidado ao ler as próximas linhas, os resultados podem ser catastróficos. E, caso as próximas linhas causem uma vontade incessante e crescente de estrangular o dono desse blog com as próprias mãos, lembre-se de uma coisa: Todos nós temos os nossos pecados gamísticos!! XD

Pronto, aviso dado, vamos a lista:



1) Phantasy Star - E vamos começar com o que talvez sea a revelação mais bombástica de todos! Sim, eu não cheguei a jogar nenhum Phantasy Star!! Acho que agora serei severamente punido pelo grão-mestre dos games retrô, Orakio. Só espero que ele não me obrigue a jogar todos os jogos do Superman até o final, isso seria desumano...=D

Antes de mais nada, uma explicação: Apesar de não ser ista, sempre tive consoles da Nintendo. Primeiro foi um dos clones do NES (no caso, o Super Charger, cópia fiel do Famicom), depois um Super Nintendo, infelizmente passei batido pelo Nintendo 64 e o Gamecube, e, muitos anos depois, um Game Boy Advanced e um Nintendo DS. Só mais recentemente é que adquiri um console da SEGA, no caso, um Dreamcast (e digo que foi uma das minhas melhores aquisições). Sendo assim, apenas conhecia o jogo de nome. E, mesmo na era atual de emuladores, confesso que desbravei muito mais os games mais obscuros do 16-bits da Nintendo, deixando o Mega Drive e o Master meio que deixados de lado. Esse é um equívoco que estou aos poucos consertando, mas ainda assim, mantenho essa mancha enorme na minha formação gamística. Mas prometo que consertarei isso o mais rápido possível (Será que o Orakio me livra do castigo agora?? =D).


2) Games da Telenet - Muito por conta dos motivos descritos acima, também não lembro de ter jogado algum game da Telenet. Provávelmente eu estou enganado em relação a isso, mas é no mínimo curioso que não me venha nenhum game dessa empresa na minha mente. E o pior de tudo é que, ao ler as maravilhas que o Orakio e o Sabat descrevem sobre os games dessa empresa (Série Valis, ElViento, Gaiares, Earnest Evans, etc...), me sinto um imcompetente, um imprestável, um pária do mundo dos games, por não conhecer essas maravilhas. Mas prometo que jogarei todos eles antes que eu parta dessa para melhor...

3) Super Mario 64 - Bom, acredito que, nesse exato momento, vários velhinhos retrôs sofreram um enfarto depois dessa revelação. =D

Confesso que aí têm um pouco de birra minha. Para falar a verdade eu até cheguei a ter alguns minutos de contato com esse game, mas, por mais absurdo que possa parecer, não consegui me adaptar a jogabilidade 3D dele. Sei lá, depois de anos e anos debulhando todos os games do rechonchudo encanador italiano, sempre sendo em duas dimensões (ou perspectiva isométrica, no caso de "Super Mario RPG"), eu não consegui durar muito tempo quando parti para o sistema 3D. E, desde então, nunca mais retomei a me aventurar a jogá-lo.

Acho que, depois dessa revelação, o pouco de respeito que tinha no mundo retrô deixou de existir...=D


4) Série Dragon Quest - Para aqueles que são bem mais novos, houve uma época que Square-Enix não nasceu Square-Enix: antes, os dois nomes representavam, na verdade, duas rivais, cada uma com as suas armas. No caso da Square, Final Fantasy (que foi totalmente debulhada - pelo menos, até o IX - por esse que vos fala), E no caso da Enix, Dragon Quest, que, apesar de ser um fenômeno na terrinha de olhinhos puxados, nunca fez muito sucesso no Ocidente. Decerto que, naquela época, era muito mais fácil (eu diria ABSURDAMENTE mais fácil) encontrar a o multi-platinado da Square. Mas, mesmo com as facilidades atuais, ainda não me aventurei na saga da Enix. Provávelmente devo sanar esse pecado gamísitico ainda esse ano.

5) Série Star Wars (SNES) - Apesar de adorar a saga Star Wars, e de já ter atestado a qualidade da Lucas Arts em outras mídias (até mesmo em outros games), nunca cheguei a reviver a saga de Luke Skywalker naquela galáxia distante de muito tempo atrás. O pior é que, na época, a saudosa locadora na qual era sócio quase que VIP (uma vez que quase todo dia eu estava lá, além de ter consumido quase todo o dinheiro dado pelos meus pais nela..), os respectivos cartuchos da série estavam lá, convidativos, quase que suplicando para que eu os levasse. Mas era sempre outro jogo que me saltava aos olhos. E isso, de certa forma, ainda acontece nos dias de hoje, com toda a biblioteca do SNES (ou, pelo menos, uma boa parte dela) a disposição. Talvez eu ainda não esteja pronto para ser um cavaleiro Jedi.

Bom, ainda têm outros pecados gamísticos, mas acho que já está de bom tamanho! Até pelo fato de que, caso eu revelasse mais alguns, eu começaria a temer pela minha integridade física! =D Mas seria interessante que vocês (2) leitores também revelassem quais os seus pecados gamísticos. O Orakio já revelou que
nunca jogou Top Gear (E eu usarei isso caso eu seja convocado para uma audiência entre os grão-mestres da "Academia de Games Retrô", sob a acusação de "Blasfêmia e Difamação", pelo fato de ter lacunas tão gritantes na minha formação...=D)! E vocês? Possuem algum pecado gamístico que guardaram como um segredo a sete chaves até hoje? Descrevam sobre ele nos comentários, vamos dividir nossos esqueletos no armário juntos, tal qual Católicos em um confessionário. Garanto que vocês se sentirão bem melhor depois de retirar esse peso das costas!!=D


Até a próxima e bons games a todos!!


Edit: Diante do sucesso do tema entre a blogosfera gamer (com direito a um outro blog, o First Stage, com um post semelhante), resolvi transformá-lo em um meme. Sendo assim, conido os seguintes blogs a compartilhar com toda a blogosfera retrô os seus maiores pecados gamísticos:

- Dingoo BR;
- Retrofantasy;
- Retroplayers;
- Gagá Games;
- GLStoque;

Os blogs participantes podem repassar o meme para outros blogs, assim todos terão revelados os seus pecados, e todos ficarão felizes (e não serei o único a ser apredejado por aqui)! =D


Atualização: Bom, passado mais de um mês, eu não imaginava que esse meme faria tanto sucesso. E isso eu devo agradecer a todos os que abraçaram a idéia e participaram, mas especialmente para o cara do GLStoque, que deu um gás tremendo a esse meme. Olha só como o confessionário ficou cheio:


Ao mesmo tempo eu estou emocionado (por essa adesão tão grande) e assustado (temos muitos mais pecadores do que imaginávamos, somos todos uns farsantes...=D).

Mais uma vez, muito obrigado, de coração mesmo, a todos que aderiram ao meme e fizeram dele esse sucesso. Porra, até o lendário Orakio do Gaga Games participou!!! E para aqueles que ainda não participaram, ainda podem se juntar a esse bando de pecadores. Podem confessar, eu sei que vocês possuem alguns pecadinhos escondidos.=D

Ah, e aqueles que já confessaram os seus pecados (eu incluído), não deixem de participar da novena gamísitica que purificará de todos eles. Para saber maiorese detalhes, vá lá no blog GLStoque, a partir desse link aqui.

Até a próxima (de novo) e bons games ( de novo) a todos!!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

44) Dois anos de blog. Quem diria?

Conversa informal entre o blogueiro responsável pelo "GAMERETRÔ" e os seus (2) seguidores:

Blogueiro: E mais um ano se passou.


Seguidor #1: Pois é.

Blogueiro: E vocês sabem o que isso significa
?

Seguidor #2: Não. O Que
?

Blogueiro: Significa que esse blog, no dia 1º de janeiro, fez mais um ano de vida!!!!!


Todos: Aêêêêêêêê!!!!!!!!! U-hu!!!!!!!!!!


Seguidor #1: Quer dizer que teremos festa de comemoração,reunindo todos os retroblogueiros....


Seguidor #2: Com direito a bolo e tudo mais
?

Blogueiro: É....Bem...Como eu direi....Não! Apenas um post especial...

Seguidor #1: Ah, que chato. Nem uma comemoraçãozinha, nem uma boca livre...

Blogueiro: Sabe como é. A situação não nada nada boa, têm várias contas a pagar...

Seguidor #2: É assim mesmo, cara. ewsses blogueiros retrô não tão com nada mesmo. Melhor eu seguir o Continue mesmo, ou o Hadouken.

Seguidor #1: Vamos embora daqui, cara. Esse blog está as moscas...

Blogueiro: Ei...Esperem aí...Por favor, não vão embora!!! Fiquem mais um pouco!!! Por favor!!!
VOLTEM!!! NÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOO!!!!!!

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Confesso que, quando comecei essa brincadeira, lá no longínquo ano de 2008, não imaginaria que, depois de dois anos, continuaria mantendo esse blog. Não só isso: há dois anos atrás, essa era, por assim dizer, uma proposta nova. Existiam inúmeros blogs brasileiros de games naquela época, mas nenhum (pelo menos não encontrei na época, se algum blog retrô nasceu antes de 2008, manifeste-se) dissertava única e exclusivamente sobre os jogos do passado. Alguns tinham seções dedicadas a época em seus blogs, mas não era a mesma coisa. A tal "onda retrô", que, hoje em dia, invadiu todas as mídias gamísticas, não era tão intensa em 2008, era reduzida a apenas um nicho específico. Não sei se estava fazendo uma premonição ou algo do tipo, mas o que importa é que, passados dois anos, sinto cada vez mais a vontade de manter esse blog, mesmo que ele não seje tão notório na quantidade de posts (acho que o meu blog detém o título de pior média de posts...=D).


Sendo assim, termino esse modesto post desejando a toda comunidade retrogamer do Brasil um 2010 retrô, e que essa "onda retrô" dure cada vez mais. Porquê não podemos apenas exaltar o presente, sem nos esquecermos do passado. E aguardem: em breve trarei novidades para esse blog.


Até a próxima e bons games a todos!!!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

43) É RetroNatal (Um pouco atrasado, mas o que vale é a intenção...=D)!!!!

E depois de dois meses, estamos de volta!!!

Aliás, parece até que essa pausa foi feita de propósito. O meu último post foi graças a um especial de Halloween organizado pelo Retrobits, e, agora, dois meses depois, organizo mais um post envolvendo uma data comemorativa, além de ser um meme entre vários blogs. Sim, pessoal, estou falando do...

Isso mesmo!! Teremos um post sobre o Natal aqui (ainda que um pouquinho atrasado, hehehe...)!!! Aliás, um dos motivos do atraso desse post (além de eu ter passado o Natal fora da minha casa, sem nenhum contato com a Internet) é o fato de não existirem muitos jogos nessa linha. O único que eu conhecia, foi citado. Duas vezes ( a segunda ano passado). Depois de muito tempo procurando na net, me lembrei de um conto clássico de natal bem famoso lá nos EUA, e que já tinha virado um (péssimo) filme.


Exatamente!! O conto escrito por Dr. Seuss (pseudônimo de Theodor Seuss Geisel, escritor e cartunista norte-americano) sobre uma criatura verde que se veste de Papai Noel para roubar todos os presentes da cidade por odiar a época. Com toda a certeza, ele tinha sido adaptado para os games.

Percebido isso, após mais uma busca (desta vez rápida) no "Pai eletrônico dos burros" (a.k.a. Vocês Sabem Quem...), descobri que não foram feitos apenas um, mas QUATRO jogos para plataformas diferentes (PC, Dreamcast, Playstation e Game Boy Color) em 2000 (justamente na época de estréia do filme, o que indica mais um caso de "jogo baseado em um filme que foi baseado em um conto/livro"). Além disso, sete anos depois, um novo jogo baseado no conto foi feito, desta vez para o Nintendo DS. Como o tempo era demasiadamente curto para analisar todos os cinco jogos, além do fato desse ser um blog retrô, comentarei sobre a versão feita para o Game Boy Color.


O jogo é bem bizarro: basta dizer que ele lembra Pac-Man, só que, no lugar das pílulas, você têm os presentes, e no lugar dos fantasmas, você têm as pessoas (não, o Grinch não come elas depois de um power-up...XD). Para cada estágio, você deve coletar um certo número de presentes em um determinado tempo. Há alguns itens extras que podem ser coletados, que podem deixar você mais rápido ou com um tempo extra para concluir a fase.


O curioso é que as fases, ao que parecem (só joguei até o estágio 2-4), são alternadas: nas fases pares jogamos com o Grinch em pessoa (ou melhor dizendo, em ser...XD) e nas fases pares jogamos com o cachorro dele. Enquanto que o Grinch pode usar bolas de neve como arma, o seu fiel amigo canino pode pular por cima de seus inimigos da mesma espécie. Uma outra habilidade que cada um dos personagens possui (e que é bastante útil em várias situações) é se abaixar, o que permite a passagem em locais de difícil acesso. O curioso é que o cachorro, mesmo tendo a habilidade de saltar obstáculos móveis (no caso, aqueles que o perseguem), não consegue saltar uma mísera mesa ou uma árvore de Natal caída no chão. Vai ver ele têm medo de seres inanimados, ou algo parecido... A jogabilidade até que é boa, exceto quando algum inimigo o vê: nesse momento, o seu personagem fica ensandecido (assim como o inimigo que o viu) e a velocidade sobe vertiginosamente (o que torna a escapatória, em alguns momentos, um tanto quanto complicada). Os gráficos são até que legais, bem feitos e a parte sonora é apenas OK (claro, dentro das limitações do Game Boy).


Enfim, dá para se distrair enquanto a ceia de Natal não fica pronta.

Com isso, fica aqui a minha participação (que contou muito mais o martírio para encontrar um jogo natalino do que as impressões sobre o mesmo, mas tá valendo...XD) nesse Retro Natal (atrasado, mas o que vale é a intenção. Hoje estou cheio de desculpas, ehhehehe...XD). E, quero aproveitar esse que será o último post do ano para desejar um Feliz Natal (ainda é dia 25, então tá valendo - eu juro que paro com as desculpas a partir de agora!! XD) para todos os (2) visitantes desse blog, além de um novo ano repleto de games para todos! Esse blog pode ficar um pouco ás moscas durante um tempo, mas não significa que ele morreu! Sempre que puder (o que por enquanto está significando uma média de um post por mês....XD) trarei um novo post metido a besta para esse blog.

Até 2010 e bons games a todos!!!

P.S.: Eis que, procurando fotos para ilustrar esse post, me deparo com mais um jogo com tema natalino inspirado em um péssimo filme natalino:


Quem sabe ele não se torna o jogo analisado para o Retro Natal de 2010? =D Ou então pode ficar como dica para algum outro blog mais atrasado do que eu? =D

Blogs participantes até o momento:


sábado, 31 de outubro de 2009

42) É Halloween pessoal...Quer dizer, é Retroween!!! =D

E chegamos a mais um post dese blog de meia tigela!!!

E temos mais um post especial em um dia especial!!! Para você que entrou em órbita e ainda não percebeu, hoje é Halloween!!!! Sim, aquele dia em que tudo que é aterrorizante, macabro, asqueroso, repugnante, sinistro, impróprio, maléfico, sem escrúpulos, maquiavélico, vilanesco e do mal é celebrado. E, desta vez, não só eu, mas vários outros blogs estão juntos nessa comemoração, criando o...


E, para me juntar aos parceiros do Gagá Games, Retrobits, Alucard Website, Shugames e vários outros nessa festa retro-macabra, também escolherei alguns joguinhos com o tema apropriado a esse dia. Procurarei fugir do óbvio (até porquê provávelmente eles já foram citados..XD), enumerando os jogos não tão conhecidos, ou mesmo não tão associados a essa data. Sem mais delongas, vamos a lista:

1) Darkstalkers - E vamos começar num tom bem calmo, mais farsesco até. Se o Orakio pode citar um shooter nessa data, porquê eu não posso citar um jogo de luta? =D Já falei sobre ele no Halloween passado, mas como ninguém ainda falou dele, ele está na lista. Sem falar que é um ótimo jogo com vários personagens comuns de filmes de terror!!!


2) Devil's Crush - E continuamos leve. Depois de um jogo de luta, um pinball!! Mas esse não é um jogo de pinball comum, aqui o negócio é jogar em mesas completamente demoníacas!!! E, sejamos francos, em qual jogo de pinball você teria que destruir inúmeros demônios apenas com a sua bola e a sua habilidade nas mesas. Sem falar que é um dos jogos mais divertidos do Mega Drive (lembro até hoje as partidas com o meus amigos onde quem perdesse bebia meio litro d'água. Imagina ter que se concentrar para jogar com litros e litros de água na sua bexiga! Bons tempos!=D).


3) Altered Beast - Outro jogo que já marcou presença no Hallowe..ops, Retroween do ano passado, e que merece ser citado (falta de originalidade é f*da!!! =D). Sem falar que "RISE FROM YOUR GRAVE" é uma das 10 frases mais citadas da história da humanidade!!

4) Demon's Crest - Não sei porquê esse joo não é muito citado quando se fala em Halloween, mas ele merecia ser mais lembrado. Criado pela Capcom como um spinoff de Gargoyle's Quest, é, na minha modesta opinião, um dos melhores jogos do SNES, com uma ambientação e uma trilha sonora muito apropriada para o dia de hoje.


5) The Immortal - Começamos a pegar mais pesado aqui!! Se você quer ver as mortes mais insanas e repugnantes, além de um jogo que vai fazer você perder todos os seus cabelos de tão difícil que ele é, então você procurou o jogo certo! Só tome cuidado para não acabar babando no final!


6) Nosferatu - E como já citaram o vampiro-mor dos games, vamos citar o vampiro-mor de todas as mídias, com o seu verdadeiro nome romeno!! O diferencial aqui em relação a série mais famosa é que não temos uma linhagem de caçadores de vampiros altamente treinados e armados até os dentes, mas sim um simples rapaz que teve a namorada raptada pelo dentuço e têm que enfrentá-lo (e todos os seus asseclas) com os punhos!!! Isso mesmo, apenas com as mãos e com os pés!! Chuck Norris ficaria orgulhoso desse cara!! =D


7) Dracula Kid - E já que estamos falando do dentuço, vamso fechar com mais um jogo simpático. Também chamado de Castelvania Jr. (o que não é até mais apropriado, vendo o nome em japonês: Akumajou Special - Boku Dracula-kun), é um jogo divertidíssimo e serve para alcamar os ânimos, depois dos sustos causados pelos dois jogos anteriores.

E com o Drácula Kid, vamos fechando o post de hoje. Espero que todos os (2) leitores desse blog tenham gostado das sugestões e que se divirtam nesse dia macabro (apesar de eu estar postando já na madrugada de domingo). E espero que aproveitem todas as sugestões dos blogs que estão participando do Retroween.


Até a próxima e bons games a todos!!


Blogs que já estão participando do Retroween

* Retrobits
* Gagá Games (Post do Caduco)
* Gagá Games (Post do Gagá)
* Alucard Website
* Retro Fantasy
* Shugames
* Ziro Video Game Nerd
* Game Retrô
* Cemetery Games
* Retroplayers
* GLStoque


sábado, 3 de outubro de 2009

41) Dissecando as personalidades do mundo dos games: Dossiê GameRetrô!!!

Chegamos em Outubro. Isso significa mais um post nesse blog metido a besta!!!

Mas desta vez, temos um post especial! na verdade, a estréia de uma nova coluna (ou, pelo menos, a tentativa de uma estréia, heheh...). Como todos já devem saber a essa altura do campeonato, esse blog foi criado com o objetivo de contar um pouco da história desse nosso hobby que tanto adoramos. E esa história foi (e continua sendo) construída por inúmeros personagens-chave. E essa nova coluna falará deles. Com vocês, a mais nova coluna desse blog:


E iremos começar com uma empresa, alías, a minha preferida, que, apesar de não ser tão antiga e de não ter uma produção tão grande, seus jogos são inconfundíveis e possuem um padrão de qualidade altíssimo. São poucas desenvolvedoras de games que conseguem manter um padrão tão alto. Sim, estamos falando da....



1) Nome - Treasure Co. Ltd.

2) Nacionalidade - Japonesa

3) Data de fundação - 19 de junho de 1992

4) Presidente - Masato Maegawa

5) Nº de empregados - 20/30

6) Website - www.treasure-inc.co.jp

7) Sobre a empresa - No mundo de hoje, com a indústria dos games movimentando bilhões e bilhões de dólares, com os jogos eletrônicos cada vez mais aparecendo na vanguarda do entreterimento, sendo que alguns deles demoram anos e anos para serem produzidos, com empresas e desenvolvedoras do ramos cada vez mais gigantes, é bastante difícil uma pequena empresa se destacar no mercado. Mais difícil ainda é uma pequena empresa criar obras-primas atrás de obras-primas, mantendo-se no ramo durante 17 anos, e seguindo a mesma filosofia de liberdade artística durante todo esse tempo. Esse parágrafo mal escrito resume a história da Treasure.



Criada por ex-funcionários da Konami, a Treasure destaca-se pelo seu tamanho diminuto, o que lhe traz várias vantagens na hora de desenvolver o seu produto. Seu jogos são facilmente reconhecidos nos primeiros segundos, com um padrão de qualidade altíssimo, fato que os dissidentes da Konami mostravam desde o início (a saber, na Konami, esses caras fizeram nada mais que "Contra III - The Alien Wars", "The Simpsons - Arcade" e "Axelay"! É ou não é um trio de respeito??). A maioria de seus produtos possuem uma ação frenética, sem pausas, com chefes gigantescos (especialmente nos seus primeiros jogos). Isso era conseguido (especialmente no início da empresa), da seguinte forma: cada parte dos chefes de fase era desenhado e programado separadaemente, mas animado para interagir em conjunto com todas as outras partes, como um organismo único, criando assim o aspecto de um persongem apenas.

Outra característica marcante dos seus jogos são as inovações na jogabilidade (como a possibilidade de combinar as armas em "Gunstar Heroes"), no design de fases (os giros da tela em certas fases de "Gunstar Super Heroes") ou mesmo no enredo (o maior exemplo disso é "Astro Boy - The Ômega Factor). Por não ser uma das gigantes, normalmente seus jogos são feitos em conjunto com outras produtoras, como a SEGA, a própria Konami, e a Nintendo.


Além disso, apesar dela ter um "presidente", ela não têm uma hierarquia bem definida. Não há um diretor definido para cada projeto da empresa: todos eles são programadores, artistas gráficos, ou compositores; sendo que eles trabalham como "diretores" em um projeto, e exercem suas funções normalmente em outros projetos. Ou seja: a liderança exercida em cada projeto não é por imposição, já que não há alguém designado a essa função desde o princípio; ela acaba surgindo naturalmente, com o andamento de cada projeto. Isso mantém uma certa "igualdade" entre os membros da equipe, o que poucas empresas podem se orgulhar de ter.


Entre os membros da equipe temos: Hiroshi Iuchi, uma das principais forças criativas da empresa, responsável por obras- primas dos shooters como Radiant Silvergun, Gradius V e Ikaruga; Masato Maegawa, presidente, programador e produtor executivo de jogos como Mischief Makers; Norio Hanzawa, principal compositor da empresa; Hydeyuki Suganami, normalmente creditado como NAMI, produtor executivo de "Sin and Punishment", "Alien Soldier" e "Gunstar Super Heroes"; e Tetsuhiko Kikuchi, o principal character designer da empresa.


8) Sobre os jogos -
Esse espaço oi reservado para comentários rápidos sobre alguns jogos da empresa, além de outros jogos feitos. Só serão comentados aqueles que eu joguei, afinal de contas, não faria muito sentido eu comentar jogos que eu nem mesmo sabia da existência deles. XD


Bom, feito o aviso, vamos a eles:




a) The Simpsons (Arcade) - Esse jogo, criado ainda na Konami, é um dos melhores beat-em-up's feitos na era dos videogames. Produzido nos primeiros anos da famosa série, é também um dos maiores comedores de fichas da sua época. Os personagens do game tinham as vozes de seus dubladores originais do desenho. Bons tempos que eu regularmente perdia algumas URV's (sim, ainda não tinha sido feita a transição para o Real) com esse game.

b) Contra III - The Alien Wars (SNES) - Mais um jogo da época da Konami. Já escrevi um parágrafo a respeito desse game aqui, então escrevo essas linhas só para falar o seguinte. Contra é Contra (especialmente em 2D), e esse é o melhor de todos eles. Provávlemente um dos maiores trabalhos dos designers da Treasure na época em que trabalhavam para a Konami. Se você não conhece ese jogo, o que está esperando para jogá-lo, seu infiel????


c) Axelay (SNES) - Outro jogo antes da fundação da Treasure, esse é um dos meus preferidos do SNES ( só perde para Final Fantasy VI, Chrono Trigger e Super Metroid. Sim, ficaria na frente de Super Mario World!!). com impressionantes (até hoje) efeitos envolvendo Mode 7 e PArallax. Já falei maravilhas desse jogo antes, então vou encerrar esse parágrafo aqui.


d) Gunstar Heroes (Mega Drive) - Outro jogo que já foi comentado aqui. Mas vale lembrar que essa maravilha foi o primeiro jogo da Treasure. Poucas empresas tiveram um cartão de visitas tão poderoso como esse.


e) Alien Soldier (Mega Drive) - Outro shooter vertical da empresa, produzido para o Mega Drive em 1995. Possui todas as características básicas dos jogos da empresa, além de um trabalho gráfico e de design fabuloso. O único pequeno porém é que é um jogo extremamente difícil (provávelemente o mais difícil feito pela empresa). Sério, se você conseguiu chegar ao final dele, tê dou os meus mais sinceros parabéns!!


f) Guardian Heroes (Sega Saturn) - Meio que uma "continuação espiritual" de Gunstar Heroes, mas ambientado em uma época mais medieval, é um beat-em-up com alguns elementos de RPG, e provávelmente o jogo que mais caracteriza a empresa. Um dos melhores jogos para Sega Saturn.


g) Radiant Silvergun (Arcade/Sega Saturn) - Muitos colocam esse jogo como "o melhor shooter vertical de todos os tempos". Para mim é o segundo, mas isso não desmerece a obra-prima que ele é. Lançado primeiro para Arcades, recebeu um certo tempo depois um port para Sega Saturn. Na época, foi lançado apenas no Japão, e uma cópia original do jogo é bem raro.


h) Ikaruga (Arcade/Dreamcast) - Esse é o melhor shooter vertical de todos os tempos. Apesar de ser uma "continuação não-creditada" de Radiant Silvergun (na introdução do jogo aparece os dizeres "Project RS2", que normalmente é interpretado como "Projeto Radiant Silvergun 2), vai totalmente na direção contrária, oferecendo um sistema de jogo ao mesmo tempo simples e genial. Também já foi comentado a exaustão por aqui (sim, eu sou fã declarado da Treasure e não nego!!!)


i) Bangai-O (N64/Dreamcast) - Um dos jogos mais malucos (e, por isso mesmo, geniais) e difíceis feitos pela empresa. Outro jogo com um desing simples até certo ponto (temos um robô passando por vários labirintos fechados onde milhares de tiros são executados), mas que mostra uma jogabilidade tremendamente prazerosa.

j) Gunstar Super Heroes (GBA) - Essa é a verdadeira continuação do título de estréia da empresa. Aqui os efeitos de rotação e zoom são ainda maiores, e todo o resto mantém o padrão de qualidade da empresa. Uma continuação á altura do original.

k) Astro Boy: Ômega Factor (GBA) - Outro jogo que já babei demais aqui nese blog. Sendo assim, só irei colocar uma frase: Esse jogo é a prova de que jogos licenciados não precisam ser, necessáriamente, uma porcaria. Pelo menos quando a Treasure assume a produção (Droga! Falei duas frases! Mas quem se importa com isso??XD)

Bom, com isso finalizamos o primeiro post do Dossiê Gameretrô! Além dos posts tradicionais, vou procurar trazer um pouco mais da história dos games, abordando a história de uma empresa, ou de uma franquia , ou ainda de um personagem do mundo dos games. Procurarei fugir dos mais óbvios (Square, Mario, Sonic, Link, Final Fantasy, etc..), assim essa série pode ficar um pouco mais interessante. Espero que vocês (3) leitores tenham gostado.


Até a próxima e bons games a todos!!

sábado, 29 de agosto de 2009

40) A União entre dois expoentes do mundo NERD: os video-games e as HQ's

[Momento Galvão Bueno on] Bem amigos do GAMERETRÔ!!! Estamos aqui reunidos para mais um post desse blog da família retrogamer Brasileira!![Momento Galvão Bueno off]

Acredito que, se você têm a ousadia de acessar esse blog, você já é um gamer há algum tempo! E, se você é um gamer, provávelmente você também gosta de outras mídias intimamente ligadas ao universo "nerd" (sim, vocês todos são NERDS em maior ou menor grau e não adiantam negar!!!). Dentre elas, temos as revistas em quadrinhos, ou, melhor dizendo, as HQ's. E, nos últimos anos, as HQ's vem sendo bastante utilizadas como base de roteiros para inúmeros filmes. E, com isso, são lançados também os jogos licenciados (que eu já falei um pouco a respeito em um post anterior). Entretanto, apenas um jogo feito a 14 anos atrás para o Mega Drive utilizou da estética dos quadrinhos de maneira literal para criar não apenas um jogo, mas um dos mais criativos e sensacionais de todos os tempos! Sim, estou falando do...



1) Nome do jogo - Comix Zone

2) Plataforma - Mega Drive

3) Ano de lançamento - 1995

4) Produtora - SEGA

5) Distribuidora - SEGA

6) Gênero -
Beat'em Up


7) História - Sketch Turner, um desenhista e um músico de rock, está trabalhando no seu mais nova revista, surgida a partir dos seus recorrentes pesadelos, "Comix Zone", sobre uma invasão alienígena na Terra e a posterior criação de uma força de resistência. Um dia, Sketch estava trabalhando durante uma tempestade e um relâmpago atinge o seu apartamento, fazendo com que o vilão de sua revista - um poderoso mutante chamado Mortus - troca de lugar com Sketch, fazendo com que ele fique preso em sua própria criação. Mortus, agora com o controle da revista, cria todos os desafios inimagináveis para evitar que Sketch consiga voltar ao mundo real.

8) Impressões pessoais - Nesses quase dois anos, já falei de inúmeros jogos e temas! Inclusive já dediquei um post inteiro aos beat' em ups (relembre-o aqui)! E, nesse post, cometi a pachorra de esquecer esse clássico!!

Como eu mencionei no início do post, "Comix Zone" não foi o primeiro jogo envolvendo HQ's, mas foi o único (pelo menos é o que a minha mente danificada pelos anos de games!!) que coletou toda a mitologia envolvendo as revistas em quadrinhos e, em cima disso, criou uma história e uma estética totalmente original e única! Sem falar na cena de abertura, qque contava de maneira sensacional toda a história do jogo em 30 segundos. Vejam com os seus próprios olhos:



Mas um jogo não se torna um clássico com apenas 30 segundos! Após vermos a cena de abertura e iniciarmos o jogo, estamos diante de um excelente beat'em up!

Começamos pela parte gráfica: o jogo possuía o poder de fazer o jogador pensar que estava em uma revista em quadrinhos!! E isso não é uma hipérbole. Os gráficos do jogo eram simplesmente ótimos e, na minha modesta opinião, surpreendem até hoje. Como o jogo se passava dentro de uma HQ, cada fase era representada por um capítulo da revista, e cada tela era representada pelos tiras que temos em uma página de uma HQ's. Sem falar que os inimigos e os obstáculos que surgiam eram mostrados como se fossem desenhados pelo Mortus. Até mesmo os detalhes, como, por exemplo, as falas dos personagens, eram concebidas para que transmitisse a sensação de uma HQ.

Em todo um beat'em up, um dos itens mais importantes (se não o mais importante) é a jogabilidade. E "Comix Zone" não fazia feio nesse quesito. Além dos botões padrõs de soco e pulo (que já permitem alguns golpes especiais através das combinações desses botões com o direcional), como é bastante usual nos beat'em ups, o herói do jogo pode carregar até três itens. Um destes itens (o mais importante, aliás) é o seu rato de estimação Roadkill, que pode acionar locais e alavancas que o seu dono não alcança. Outra coisa muito legal da jogabilidade é que, segurando o botão de ataque por alguns segundos, Sketch rasga um pedaço da página e faz um aviãozinho de papel, atirando contra inimigos ou obstáculos. Esse movimento, porém, consome um pouco de energia. Ou seja, a interatividade com cenários, que é tanto alardeada nos últimos anos, já existia na era 16 bits!! XD

ATENÇÃO!!! SPOILERS A FRENTE!! CUIDADO AO ULTRAPASSAR A LINHA ABAIXO!!!

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Uma outra coisa interessante do jogo é o fato dele permitir dois finais diferentes, depedendo de como termina a luta final. No bom final, Sketch deve derrotar Mortus e livrar Alissa em tempo. Os dois conseguem escapar de Comix Zone e a revista se torna a mais vendida de todos os tempos, Alissa se torna chefe de segurança das forças armadas e Roadkill ganha uma montanha de queijo. No final ruim, Sketch escapa da revista mas não consegue salvar Alissa, que morre e Comix Zone é destruída, a imagem final mostra Sketch re-desenhando tudo e re-vivendo o vilão Mortus, na esperança de conseguir um final melhor. Isso só ratifica o quanto a SEGA estava preocupada em proporcionar uma melhor experiência possível para o jogador (pena que esses bons tempos dela estão demorando a voltar...)

O mais incrível é que esse é um jogo que muitas pessoas não conhecem (bom, pelo menos eu conheço pouquíssimas, caso alguém conheça, manifeste-se!!XD) , o que só atesta que a era 16 bits foi a época de ouro dos videogames, onde eram lançados uma obra-prima diariamente (hoje eu estou inspirado para hipérboles!! XD). Portanto, fica aí para o pessoal mais uma dica de um bom jogo que, mesmo sendo antigo, possuem características que, até hoje, são inovadoras (especialmente no que diz respeito a sua ambientação), o que prova que os designers de antes eram mais criativos do que os de hoje em dia (mas esse é um assunto que guardarei para um próximo post..)

Até a próxima e bons games a todos!!!

9) Fotos do jogo





quarta-feira, 19 de agosto de 2009

39) Triple Combo de novidades: Entrevista para o earenagames + Retrocast #02 em breve + Especiais

Fala Pessoal!! Ainda têm alguém aí? XD

Bom, nesses 20 meses de vida do blog, acredito que vocês (3) leitores já estão acostumados com o largo período entre cada post. Isso se deve a minha vida atribulada (coisa que já falei várias vezes por aqui), mas, por outro lado, acho até que o blog funciona melhor assim, justamente pela extensão deles (ficaria impossível de todos acompanharem se eu escrevesse um gigantesco post daqueles por dia...).

Mas eu não resolvi criar esse post para ficar me explicando tal qual um marido cuja mulher acabou de descobrir que ele têm uma amante. O motivo dele é para contar três novidades. A primeira é que, apesar dos parcos posts, esse humilde blogueiro que vos fala está começando a ficar famoso!! Fui entrevistado pelo organizador do "EArenaGames", um site de games que já nasceu grande e que está dando o que falar nos seu pouco tempo de vida. Foram apenas algumas perguntas, mas foi o suficiente para ver que o trabalho dele é extremamente competente e sério. Caso queiram ver o conteúdo dessa entrevista (além de ver um maluco de óculos escuros segurando um controle-guitarra...XD), o link está aqui embaixo (e aproveitem para dar uma passeada pelo site, eu recomendo):

Entrevista para o site "EArenagames" - O GAmeretrô está ficando famoso!!! XD

A segunda novidade é que, diante do sucesso (inesperado, até) do primeiro Retrocast (foram cerca de 90 downloads), os três mosqueteiros dos games antigos irão se reunir dentro de poucos dias para fazer o segundo volume da série de podcasts retrô mais amada do Brasil (sim, foi uma hipérbole!! XD). Então, podem aguardar temas saudosos alimentados por uma grande dose de saudosismo e besteirol em breve!

E a terceira novidade é que já estou aprontando (ainda são idéias embrionárias, mas que possuem bastante potencial) alguns especiais para enriquecer ainda mais esse blog. Não vou dizer nada ainda por enquanto, mas posso adiantar que vai ser nos moldes dos meus primeiros posts, quando eu fiz uam série de especiais com vários temas. Sendo assim, preparem-se para posts altamente informativos da história dos games.

Bom, era isso que queria dizer!!

Até a próxima e bosn games a todos!!!